O aço inoxidável é uma liga metálica versátil que apresenta diversos benefícios, por isso é utilizado em inúmeros segmentos da indústria e em diferentes aplicações, desde parafusos até peças decorativas em ambientes modernos.
Esse material é composto por vários elementos, entre eles, destacam-se o cromo e o ferro. A superfície do aço inox possui uma barreira protetora em sua composição, o que o torna resistente contra corrosão. Assim, peças feitas com esse tipo de matéria oferecem alta durabilidade. Além disso, apresentam fácil manutenção e limpeza, resistência a impactos e a variações de temperatura.
Outro ponto que vem ganhando atenção é que o aço inox é um material sustentável, sendo cem por cento reciclável. A sustentabilidade é um assunto crescente e mostra-se cada dia mais presente, não apenas como um conceito e sim como parte relevante nas decisões das empresas. Nesse contexto, pode-se afirmar que essa característica influencia na escolha do material de variados projetos.
Entre os metais disponíveis no mercado, o aço inox é considerado o mais sustentável. E por quê? Pois ele condiz com a ideia de desenvolvimento sustentável, a qual é definida por suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro. Confira os motivos pelos quais o aço inox pode ser apontado como sustentável.
- Matéria-prima quimicamente segura: se outros metais são descartados em um rio, por exemplo, a fauna e a flora local são prejudicadas. No caso do aço inox, isso não acontece, porque ele é quimicamente seguro. Devido a esse aspecto, há criadouros de peixe produzidos em aço inox e até mesmo próteses internas usadas no organismo do ser humano feitas com o mesmo material. As peças de inox também não utilizam tintas e outros compostos químicos poluentes, o que aumenta a segurança.
- Capacidade de reciclagem: por ser cem por cento reciclável, esse metal pode passar por vários procedimentos de reciclagem sem perder a qualidade e as suas características. A reciclagem do aço inox é, ainda, mais simplificada, em comparação a outros materiais.
- Processo produtivo sustentável: o método de produção do aço inox está em constante evolução. As emissões de CO2 caíram para metade e as partículas emitidas reduziram em mais de 90%, desde 1960. Além disso, esses elementos são reciclados quase em sua totalidade e os gases residuais são reaproveitados para produzir energia. Boa parte da realização do aço inox ocorre em siderúrgicas, o que também contribui para a questão da sustentabilidade, já que elas são alimentadas com sucata reciclada para não gerar emissões de CO2.
- Durabilidade do material: o aço inox é altamente durável e resistente, diminuindo a quantidade de rejeitos descartados.
Portanto, o aço inox é um investimento sustentável que, além de colaborar com o meio ambiente, ainda oferece diversas vantagens ao consumidor.
Deixe seu Comentário