Uma grande dúvida na hora de realizar um projeto industrial ou civil é escolher é qual o tipo de chapa para ser usado, se de aço ou alumínio.
A diferença entre esses dois materiais é algo que causa bastante confusão, mas que é importante ter conhecimento, pois impactam diretamente na implementação do seu projeto ou no uso que fará na indústria.
Pensando na importância da escolha do material certo, nós, da Açoplano, escrevemos este artigo para descrever as principais características e diferenças de cada uma dessas chapas.
Características da chapa de aço
O aço é muito útil para construções de estruturas de maneira ampla, pois é um material cujas propriedades são de alta maleabilidade, elasticidade, grande resistência, além de boa condutividade térmica e alta durabilidade.
Essas características são muito vantajosas em algumas situações, mas podem não ser adequadas em alguns projetos, por isso é importante conhecer o material antes de decidir qual usar.
Como o aço é uma mistura de alguns elementos que inclui o carbono, sua característica mais marcante é a resistência mecânica, sendo muito indicado para projetos arquitetônicos.
Entretanto, isso acaba por interferir na flexibilidade da chapa de aço, que é uma propriedade quase que inversamente proporcional à resistência.
A principal vantagem desse elemento, em comparação com o alumínio, é o preço. O aço é bem mais barato, o que pode ser um grande diferencial em projetos que precisarão de uma grande quantidade ou que possuem baixo orçamento.
Características da chapa de alumínio
Assim como o ferro, o alumínio é um material bem macio, fácil de ser moldado e com grande resistência. Uma grande diferença entre eles é que o alumínio é consideravelmente mais leve que o aço.
Esse elemento possui 33% do peso do aço.
Ele é um dos elementos de uso industrial mais versátil que existe. Quanto à condução de eletricidade, o alumínio realiza essa função melhor que o aço. Entretanto, ambos, em contato com o oxigênio, apresentam oxidação.
Ainda assim, o aço é mais propício à corrosão do que o alumínio. A condução térmica desse elemento é tão boa quanto a do aço.
O preço elevado tem como um dos motivos o fato das chapas de alumínio serem feitas, obviamente, com alumínio, que é um elemento puro, não é resultado de misturas como o ferro.
Chapa de aço ou de alumínio: qual escolher?
Em suma, as principais diferenças entre os dois elementos são: o aço é mais pesado que o alumínio e é menos resistente à corrosão, mas, em contrapartida, é mais resistente e mais barato.
O que vai determinar a chapa ideal são as necessidades do seu projeto, se precisa algo mais ou menos maleável, por exemplo. Por fim, se as propriedades químicas e físicas não forem uma grande diferencial para seu projeto, você pode se basear no preço para fazer sua escolha.
Outra coisa que vale considerar na escolha é que, em razão desses dois elementos serem passíveis de corrosão, em alguns casos específicos, será necessário passar tinta ou, no caso do alumínio, óxido, para prevenir oxidação.
Na Açoplano você encontra as melhores soluções em chapas de aço sob medida para a sua indústria. Clique aqui e confira nossos modelos de chapas e faça uma cotação.
Leia também:
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra
O papel fundamental do aço na construção de pontes icônicas ao redor do mundo
25/09/2024
leia a matéria na íntegra
Construção do primeiro hotel sustentável com aço de baixa emissão de carbono
11/09/2024
leia a matéria na íntegra