Das panelas da nossa casa a cozinhas industriais, de projetos urbanos e construções a montagem de veículos, o aço inoxidável está presente em uma série de ambientes.
Esse material extremamente versátil, liga de ferro e cromo, provém do aço carbono, a partir do qual, misturado a outros elementos, como fósforo, silício e manganês, obtém-se maior resistência.
Utilizado na montagem de unidades de carga e em prateleiras para armazenar mercadorias, está presente na indústria siderúrgica, em empreendimentos residenciais e comerciais e, além de resistente, é durável e reciclável.
Embora tenha mais resistência à oxidação atmosférica, procedimentos incorretos com esse material podem causar ranhuras ou acelerar o processo de corrosão e formação de ferrugem.
Por isso, separamos 5 cuidados que sua empresa precisa saber para garantir a vida útil do aço inoxidável.
Aço inoxidável pode apresentar ferrugem?
Como já foi dito anteriormente, o aço inoxidável tem base no aço carbono. E este, por sua vez, pode conter três níveis de carbono em sua composição: baixo carbono, médio carbono e alto carbono. Quanto mais carbono, maior a resistência e a dureza. É o material mais utilizado pela indústria ao redor do mundo.
Se você trabalha na indústria, pode já ter notado que alguns desses utensílios e peças podem mostrar sinais de oxidação. Isso acontece porque o aço inoxidável pode apresentar falhas microscópicas que, por sua vez, oxidam. Por isso, é importante escolher um fornecedor de aço que se preocupe com a qualidade do material.
Adquira o melhor aço inoxidável para a sua empresa
A Açoplano oferece soluções em aço desde 1991, sendo o 2º maior pólo metal mecânico do Brasil, focada na distribuição de aços para indústrias metal mecânicas, de implementos agrícolas, fábricas de estruturas metálicas, setor moveleiro, construtoras, encarroçadoras de ônibus e fabricantes de implementos rodoviários.
Se sua empresa procura material de qualidade, essa é a parceria que você procura.
5 cuidados necessários ao higienizar o aço inoxidável
Embora fácil de limpar, o aço inox por vezes pode estar em contato com contaminantes e sujeiras difíceis de remover. Altas temperaturas podem manchá-lo e procedimentos inadequados de manutenção e limpeza podem impedir que desempenhe suas funções ou modifique sua aparência.
Por isso, aqui vão 5 dicas de cuidado com esse material:
1) Cuidado ao esterilizar ou usar detergentes: químicos agressivos e com cloro utilizados em alta concentração podem causar corrosão do material. Se sua empresa utiliza produtos corrosivos, evite que sejam utilizados em grandes quantidades, pois podem reduzir a vida útil do seu equipamento.
2) Cuidado com o uso de ácidos e removedores: utilizar removedores de tinta, ácido de bateria ou afins pode resultar em alta corrosão e manchas no seu material.
3) Cuidado com produtos abrasivos: polidores e saponáceos devem ser evitados sempre que possível, pois também agridem o aço inoxidável.
4) Seu material pode ser limpo com alvejantes e água sanitária ocasionalmente, desde que diluídos conforme a concentração recomendada.
5) Evite utilizar água quente, prefira água fria ou morna.
Em atmosfera industrial, o aço inox fica em contato com pó, sujeira e contaminantes que podem causar corrosão à sua superfície. Entretanto, esses cuidados na limpeza e manutenção garantem que seu material mantenha suas propriedades por mais tempo.
Adquira soluções em aço com quem há três décadas oferece excelência: consulte nossos serviços e entre em contato para saber mais.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra