A diferença entre o aço laminado a frio e o aço laminado a quente está na forma com que eles são processados. O laminado a quente é um processo que envolve moinho de rolamento de aço a uma temperatura muita alta, acima da temperatura de recristalização do aço. Nesse ponto, o aço pode ser moldado de forma simples e em tamanhos maiores. É utilizado em situações em que não há necessidade de se obter formas exatas. O laminado a frio, por sua vez, é o aço laminado a quente que teve mais processamento. Ou seja, o material é arrefecido à temperaturas ambientes e em seguida recozido. Com esse processo o aço sofre redução de espessura e adquire tolerâncias de formas mais estreitas.

Atendo-se aos aços laminados a frio, encontramos muitos tipos de aço específicos para diferentes aplicações. Eles são entregues ao mercado em forma de bobinas ou chapas. Processos termomecânico, composição química, redução a frio e recozimento são fatores que permitem a produção de aços de diferentes especificações. Conheça os principais tipos de aço laminados a frio e suas aplicações:
Aços de alta resistência
Aços de alta resistência são aqueles com baixo carbono de alta estampabilidade que permitem menores espessuras, o que resulta em redução de peso das estruturas quando comparados aos aços convencionais. São utilizados em peças estruturais automobilísticas, como travessas e suportes.
Aços Bake Hardening
Os aços Bake Hardening combinam resistência mecânica e conformabilidade. Eles são endurecidos por envelhecimento durante a cura da pintura e permitem a redução da espessura e peso sem diminuir a resistência à formação de mossas. Possuem boa conformabilidade, limite de escoamento maior e aumento da resistência mecânica. Sua utilização se dá em portas, tetos e capôs de veículos.
Aços estruturais
Aços estruturais possuem baixo carbono com resistência máxima de 470 Mpa. São reconhecidos pela excelente tenacidade, conformabilidade e soldabilidade. São empregados em estruturas que precisam de dobramento e estampagem, como perfis, cantoneiras e chapas.
Aço para esmaltagem vítrea
Os aços que após a conformação das peças podem receber revestimento inorgânico são os chamados aços para esmaltagem vítrea. Esse processo confere ao produto resistência a elevadas temperaturas, choque térmico, ataque químico e abrasão. É facilmente reconhecido pelo aspecto estético, onde as peças são esmaltadas e valorizadas, sendo muito úteis na produção de fogões, geladeiras, máquinas de lavar, aquecedores, placas de sinalização, peças de motores, entre outros.
Aços para fins elétricos
São voltados para fins elétricos de grãos não orientados e contam com propriedades magnéticas otimizadas através de tratamento térmico, que aumenta o rendimento e vida útil do aço, bem como a economia de energia. São encontrados em motores de pequeno e médio porte da indústria automobilística e de eletrodomésticos, e no núcleo de compressores herméticos de geladeiras e ar-condicionado.
Estampagem extra fino
Os aços de estampagem extra fino são produzidos com espessuras menores ou iguais a 0,50 mm. Atuam com propriedades mecânicas para aplicações que exigem elevadas deformações através do processo de estampagem. Estão presentes principalmente em peças internas de eletrodomésticos e na construção civil.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra