
Na área da construção civil, existe um leque de materiais e diversas possibilidades de uso para cada um deles. Todos os detalhes de uma obra devem ser muito bem estudados, para um resultado eficiente. Inclusive, os arames, que também merecem atenção. Nesse post, vamos entender a diferença entre os arames de aço e os arames recozidos.
O que são arames de aço e para que servem?
Esse modelo de arame é produzido em aço inoxidável e passa por um processo de recapagem, para retirar as impurezas e melhorar o nível de qualidade. O procedimento citado torna o arame ainda mais resistente à corrosão, quando comparado a aços tradicionais. Além disso, a peça resiste a variações de temperatura e outros impactos. A manutenção desse tipo de arame é simples, assim como a limpeza.
Outro benefício apresentado pelo arame de aço inox é a sustentabilidade, já que a matéria-prima do produto é 100% reciclável. No momento em que essas peças não são mais úteis para o seu projeto, podem dar origem a outros itens.
Os arames de aço são indicados para peças automotivas, grandes construções e locais mais agressivos, como o litoral.
O que são arames recozidos e para que servem?
O arame recozido é fabricado a partir do aço de baixo teor de carbono, sendo o fio-máquina a matéria-prima utilizada. Para que o material se torne maleável e de fácil manuseio, é necessário um longo preparo. Além da decapagem, o fio-máquina passa por uma trefilação. Isso significa reduzir a largura e aumentar o comprimento.
Após, o componente segue para o processo de recozimento (um tratamento térmico para amolecer o arame). Para finalizar, as peças recozidas são organizadas em rolos e enviadas para a venda.
O arame ainda pode ser submetido a um procedimento de galvanização, o que o torna resistente à corrosão, já que recebe uma cobertura de zinco. Entretanto, esse modelo de arame não é indicado para ambientes litorâneos, pois sua resistência contra oxidação é menor, em comparação com arames de aço inox.
Por ser flexível, o arame recozido é indicado para operações que exigem torções e dobras.
Antes de escolher o tipo de arame para a sua obra, analise todas as condições do ambiente e avalie as necessidades do projeto, pois cada um deles possui suas características e aplicações recomendadas.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra