
Há mais de um século que a utilização do Aço na arquitetura vem sendo apontada como uma das soluções mais inteligentes que se pode ter. Além do bom gosto e da versatilidade que o material proporciona, as peças em Aço são resistentes e podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.
Desde a emblemática Torre Eiffel, construída em 1889, até as aplicações mais corriqueiras da atualidade, o fato é que as múltiplas variações do Aço transformaram por completo a maneira de construir. Em termos de design e decoração, as peças aparentes também são muito elogiadas pelo público.
O aço vem ganhando espaço
Diferentemente do que acontece em outros países, especialmente nos Estados Unidos, o uso do Aço ainda não é predominante no Brasil. Contudo, nos últimos 15 anos esse material tem ganhado o seu espaço tanto na estrutura das construções quanto no acabamento interno e externo.
Devido à sua leveza, precisão nas formas e adaptabilidade aos diferentes tipos de clima, o Aço tem sido a opção mais escolhida para o acabamento de grandes estruturas, como a cobertura de modernas arenas. A possibilidade de montá-las fora do canteiro de obras e fixá-las posteriormente torna a execução mais ágil. O resultado em termos de design é simplesmente exuberante.

Já nas residências a opção pelo Aço pode resultar em uma economia de até 30% no custo total da obra, além de redução de até 40% no tempo de execução. O aspecto estético salta aos olhos, pois a colocação de colunas e vigas metálicas dá ao ambiente um aspecto arrojado e único.
A versatilidade do Aço inox e Aço corten
O Aço inox é um material com resistência igual e, em alguns casos, até mesmo superior à de ligas de Aço comuns. Além disso, trata-se de um material resistente à corrosão, o que o torna uma ótima alternativa também para ambientes externos.
A composição química do Aço inox varia de acordo com a sua necessidade de uso. A quantidade de cromo na ligação com o ferro, além da aplicação de outros componentes químicos podem representar ligas mais ou menos resistentes.
Já alta resistência à corrosão é, sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante do Aço corten, mas ela não é a única digna de menção. Esse é um material com pouca necessidade de manutenção e de instalação simples e rápida – o que ajuda os construtores a poupar tempo na execução de uma obra.
Além disso, a alta resistência mecânica (relação resistência-peso) permite a utilização de seções mais leves. Se comparado aos itens confeccionados em Aço comum, a durabilidade é maior.
Contemporâneo, o material se sai bem em estruturas e tubulações de Aço aparentes, além de escadas e esquadrias metálicas. Por fim, há que se ressaltar seu aspecto estético diferenciado, com visual rústico, e o fato de ser um material 100% reciclável.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra