
As chapas de aço são bastante utilizadas na construção civil por serem muito versáteis. Elas podem ser usadas em vários locais e podem participar de todas as fases de uma construção. As chapas de aço fazem parte das estruturas metálicas, ajudando no projeto de novas obras e reformas.
Elas possibilitaram o aumento de tamanho de estruturas, assim como a melhora da durabilidade e da resistência das estruturas. O aumento de pavimentos em uma construção, que já foi um problema, hoje já não é por conta da utilização das chapas de aço.
Este post vai mostrar o quanto as chapas de aço são importantes em uma reforma ou construção e quais são as suas vantagens. Leia e compartilhe!
Como se fabrica a chapa de aço?
Os procedimentos para produzir chapas de aço podem variar segundo as exigências específicas dos projetos. Em geral, ele se inicia com a mineração, seguido pela produção do chamado ferro gusa no forno alto de uma siderúrgica. Assim, será possível produzir a matéria-prima que originará as várias opções do aço.
Depois disso, ele é moldado em forma de placas, para que possam ser levados à laminação, que é a parte final do processo. Nela, tudo é moldado na forma de bobinas e nas chapas de aço ao final. No entanto, é preciso ressaltar que este procedimento não é igual à forma de produção de chapas grossas. Isso porque elas não são rebobinadas.
Vantagens da utilização na construção civil
Quando as chapas de aço são aplicadas em projetos de engenharia ou arquitetônicos, elas trazem diversas vantagens. Proporcionam maior flexibilidade com tamanhos, adaptações, dobras e reformas personalizados. Além disso, oferecem durabilidade e alta resistência.
As chapas de aço se permitem ainda serem usadas com outros materiais, como o concreto, os blocos e os tijolos. Elas são compatíveis, inclusive, com os materiais pré-fabricados, como as lajes e os drywalls. Ou seja: elas são versáteis em qualquer tipo de obra de construção civil.
Elas também trazem vantagem em reformas que necessitem de alguma urgência, pois ajudam a reduzir o tempo de entrega e encurtar prazos, já que sua estrutura permite que ela seja feita durante outras etapas da construção.
Por que as chapas de aço são resistentes?
O motivo principal para que as chapas de aço sejam tão resistentes é a presença de carbono na sua composição. Esta liga de ferro é capaz de fornecer mais dureza, resistência mecânica à pressão e ao peso, maleabilidade e durabilidade às estruturas. Por isso que as chapas de aço são aplicadas em locais que precisem de firmeza e de longa vida útil na construção civil.
Sendo assim, é preciso buscar por um produto de qualidade para utilizar em sua atividade de construção civil. É preciso observar os padrões de qualidade de fabricação antes de utilizar o material em sua obra.
Este post tirou suas dúvidas sobre as aplicações da chapa de aço na construção civil? Acesse agora o nosso site e conheça nossos produtos. Leia ainda outros artigos interessantes em nosso blog. Entre em contato para solicitar um orçamento ou tirar dúvidas.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra