Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Como estocar telhas metálicas

23/02/2018



As telhas metálicas são utilizadas na cobertura de edificações e no revestimento de paredes e fachadas, por isso, são uma parte importante da construção. Assim, embora sejam fabricadas para resistirem às diversas condições climáticas, é preciso ter cuidados especiais ao estocar o produto, de forma a manter sua integridade original até ser usado. Preparamos algumas dicas para você por em prática na hora de armazenar as telhas:


  • Antes de mais nada, ao receber as embalagens verifique se há umidade no produto. Caso haja, seque as telhas úmidas imediatamente.



  • Se a montagem ocorrer pouco tempo após o recebimento, coloque as telhas uma em cima da outra em uma superfície plana junto ao local da instalação.



  • Se for necessário armazenar o estoque, escolha um local preferencialmente coberto, seco e ventilado. Caso não seja possível, cubra as telhas com lona para garantir sua proteção. Porém, não esqueça de deixar parte das laterais livres para que ocorra a ventilação.



  • Outro cuidado que facilita a ventilação é colocar as telhas sobre estrados metálicos ou de madeira, o que evita o contato direto com o chão. Para isso o ideal é que as telhas estejam afastadas do piso no mínimo 15cm.



  • A fim de evitar quedas e quebras de telhas, é recomendado não empilhar o produto a mais de 2 metros de altura. Além disso, para permitir o escoamento de eventual umidade, deve-se distribuir os estrados de maneira que a pilha fique levemente inclinada para um dos lados.



  • O período máximo indicado para manter o estoque armazenado conforme essas condições é de até 60 dias. O ideal mesmo é instalar as telhas o quanto antes, mas enquanto isso não for feito, deve-se inspecionar com frequência as suas condições.


Com esses cuidados você mantém as condições normais das telhas, facilita a instalação e garante uma vida útil mais longa.