Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Como instalar telhas termoacústicas?

11/06/2019



O uso das telhas termoacústicas, também chamadas de sanduíches, está em crescimento. E os motivos para essa constante evolução são diversos, já que esse tipo de telha apresenta diversos benefícios. Além do desempenho térmico e acústico, podem ser utilizadas em inúmeros ambientes. Neste post, falaremos sobre a instalação que, apesar de simples, merece atenção em alguns detalhes. Confira as principais dúvidas sobre a montagem das telhas termoacústicas.

Sabe-se que a telha sanduíche é uma telha metálica preenchida com um material isolante térmico. A utilização do tipo de preenchimento pode variar entre:


  1. EPS: poliestireno (isopor);

  2. PU: poliuretano;

  3. PIR: poliisocianurato.


É possível também escolher o tipo de acabamento, que varia entre:

  1. Simples (com filme): formada por uma telha metálica preenchida com um dos materiais isolantes (EPS, PU ou PIR) e com o fundo protegido por um filme de alumínio;



  1. Dupla: formada por duas telhas metálicas e preenchida no meio pelo material isolante térmico (EPS, PU ou PIR).


E como funciona a instalação dessas telhas? O primeiro passo é posicionar o objeto em uma das extremidades do telhado. Após, estica-se uma linha pela borda da mesma até a outra extremidade. É importante verificar se a distância da linha até a parede do lado oposto ao que a telha se encontra seja exatamente igual à margem da telha posicionada até a parede.

Depois do alinhamento, você deve marcar a posição dos furos por onde os parafusos ou grampos de fixação vão passar. A telha, então, necessita ser retirada para você fazer a furação nos pontos marcados. Fixe a primeira telha e encaixe a segunda, seguindo a linha de orientação. É preciso que esse procedimento seja realizado até o final.

É fundamental destacar que as telhas termoacústicas devem ser fixadas sempre pela bica alta, ou seja, pela parte onde a extremidade é voltada para cima e não corre água da chuva. Além disso, os parafusos precisam ter vedação para evitar possíveis goteiras. Outro lembrete é ter cuidado com os tamanhos e modelos de parafusos, pois cada um é apto para um tipo de peça na fixação da estrutura.

E para uma cobertura perfeita, são necessários os arremates, os quais vão garantir uma excelente vedação e maior durabilidade. Eles preenchem os espaços entre uma telha sanduíche e outra ou ainda, entre uma telha e as demais partes da estrutura. Existem diversos modelos de arremates, por isso converse com o engenheiro e tenha a certeza de optar por um material de qualidade.