Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Conheça a Camada Passiva do Aço Inox

27/07/2018



Que o aço inox é um material com alta resistência à corrosão todo mundo sabe, mas por acaso você sabe quem é a responsável por dar essa característica a ele? A camada passiva, uma espécie de película protetora, é quem exerce essa função. A camada passiva nada mais é que uma proteção química própria do aço inox que protege o surgimento da ferrugem. Ela surge a partir de uma reação química entre os componentes do inox e o meio ambiente.

Um aspecto muito interessante dessa reação é que a película tem capacidade de autorregeneração, ou seja, sempre que sofrer algum tipo de dano, como um risco, a camada passiva se reconstrói imediatamente graças à contínua reação do cromo presente na camada com o oxigênio do meio.

Essa reação entre o oxigênio e aço inoxidável também ocorre com os aços normais. Porém, nos aços normais, o oxigênio reage com os átomos de ferro presentes no aço, o que resulta no surgimento de uma superfície porosa, popularmente conhecida como ferrugem. Já nos aços inoxidáveis, o oxigênio reage com os átomos de cromo, formando a camada passiva.

A única maneira de o aço inox enferrujar é caso ele não tenha a camada passiva ou ela tenha sida retirada. Embora seja um processo que ocorra espontaneamente, em alguns casos também é possível realizar o processo químico de passivação. Antes de realizar o procedimento é necessário remover uma fina camada de metal da superfície do aço inoxidável, método conhecido como decapagem.

Confira as vantagens do aço inox em relação ao aço convencional:

- é resistente à corrosão

- possui resistência mecânica superior aos aços de baixo carbono

- tem aparência higiênica e apelo visual

- baixa rugosidade da superfície que facilita a limpeza    

- não altera o sabor dos alimentos

- tem baixo custo de manutenção

- é totalmente reciclável