Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Conheça as diferenças entre tubo de aço carbono e aço galvanizado

10/05/2021

Conheça as diferenças de aço carbono e de aço galvanizado

Seja em sistemas industriais ou na construção civil, a utilização de tubos galvanizados e tubos de aço carbono é uma prática cada vez mais recorrente, principalmente pelo custo-benefício que esses materiais possuem.

Inclusive, podemos notar que, cada vez mais, engenheiros, arquitetos e demais profissionais do setor têm adicionado esses itens nos projetos como uma peça coringa.

Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda melhor a diferença entre tubos de aço carbono e tubos galvanizados. Boa leitura.

Tubos de aço carbono


Os tubos de aço carbono são conhecidos por possuírem uma alta resistência a tratamentos térmicos. Além disso, é importante ressaltar que os produtos feitos com aço carbono contam com diferentes especificações, variando de acordo com a quantidade de carbono utilizada na fabricação da peça.

Dessa forma, pode-se encontrar no mercado tubos em aço carbono com 0,30% de aço carbono, com 0,60%, ou ainda com 1,00%.

Tubos de aço galvanizados


Os tubos galvanizados são desenvolvidos com a finalidade principal de proteger os mais diversos tipos de condutores, como fios e cabos que passam eletricidade; ou conduzir fluidos, tais como água e elementos químicos.

Esse tipo de tubo passa pelo processo de galvanização – que dá nome ao tubo -, tratando-se de um processo bem simples e rápido, que pode ser realizado de duas formas.

Basicamente, os tubos podem ser galvanizados a fogo, processo este que submete o tubo a banhos de zinco em alta temperatura, para assegurar a uniformidade interna e externa da peça.

Outra possibilidade é a galvanização a frio, processo em que o tubo recebe um banho de zinco apenas na parte externa da peça.

Principais aplicações do tubo galvanizado


Os tubos galvanizados contam com um vasto leque de possibilidades de aplicação na indústria e no mercado de uma forma geral. Eles podem ser utilizados em projetos de construção civil, na indústria química e petroquímica, na indústria automobilística para fabricação de veículos pesados, em usinas de álcool, açúcar e obras públicas.

Principais aplicações:



  • Estruturas mecânicas (Estádios e edificações em geral);
    Construção civil (Construtoras em geral);

  • Nas redes de incêndio;

  • Na condução de fluídos e materiais não corrosivos (água, gás (GNV/Predial), vapor, arcomprimido, granulados/particulados etc.);

  • Postes para iluminação pública e afins;

  • Como eletrodutos (Condução e proteção de fios, cabos e afins)

  • Na fabricação de andaimes etc.


O que diferencia tubos aço carbono de tubos de aço galvanizado


A grande diferença entre os tubos de aço carbono e aço galvanizado está na resistência à corrosão.

Ambos os tipos de tubo possuem resistência à corrosão. Todavia, os modelos galvanizados adquirem uma camada protetora maior, colocando-os como opções mais seguras e confiáveis em aplicações em que a superfície está sujeita à oxidação e ferrugem.

Ambos os tubos são eficientes, duráveis, resistentes, robustos e versáteis, diferenciando-se apenas pelo fato de o tubo galvanizado ter uma superfície anticorrosiva.

Em suma, podemos dizer que o tubo de aço carbono é composto por ferro e carbono, podendo sofrer com os impactos da corrosão. Enquanto isso, os modelos galvanizados são tubos que passam pelo banho de zinco, garantindo, assim, que tenham muito mais resistência e durabilidade.