As ligas metálicas são composições de dois ou mais metais feitas por meio de aquecimento, que visam suprir a ausência nos metais puros das características necessárias para utilizá-los na fabricação de produtos. A maioria dos produtos que consumimos hoje são produzidos industrialmente em larga escala. E as ligas metálicas servem de base para grande parte dessa cadeia produtiva. Aspectos como densidade e maleabilidade definem quais ligas são mais adequadas para determinado setor. Conheça quais são as principais ligas metálicas utilizadas na indústria e presentes de alguma forma no dia a dia das pessoas.

Aço
Produzida em siderúrgicas, é a liga mais utilizada. É constituída por 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio. O aço possui maior resistência à tração do que o ferro puro, por isso é usado em peças metálicas que sofrem tração, principalmente na construção civil. Além disso, a partir do aço é possível produzir outras ligas metálicas.
Aço inox
O aço inox é uma das ligas metálicas produzidas a partir do aço. Em sua formação possui 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Sua principal vantagem é justamente a de ser praticamente inoxidável, sendo ideal para produtos que entram em contato com oxigênio e umidade, como por exemplo utensílios de cozinha.
Ouro 18 quilates
Em relação ao ouro puro, o 18 quilates se diferencia por ser macio, o que permite que seja facilmente riscado, sem perder o brilho e a dureza, e o que torna seu uso perfeito para joias. Em sua composição possui 75% de ouro puro, 13% de prata e 12% de cobre.
Bronze
Moedas, estátuas, medalhas e sinos. Essas são algumas das aplicações do bronze, que com seus 67% de cobre e 33% de estanho, é uma liga metálica extremamente resistente ao desgaste e ideal para fabricação de produtos que exigem longa durabilidade.
Latão
A alta flexibilidade do latão permite que ele seja usado em instrumentos musicais de sopro, em peças de máquinas, produção de tubos, armas e torneiras. Sua composição pode variar de 95 a 55% de cobre e de 5 a 45% de zinco.
Amálgama
A amálgama é muito utilizada em obturações dentárias. Isso porque é uma liga com alta maleabilidade e resistente à corrosão. É composta por 70% de prata, 18% de estanho, 10% de cobre e 2% de mercúrio.
Wood
Resistências de chuveiros e ferros elétricos se beneficiam da principal propriedade da liga wood, a baixa temperatura de fusão. Graças a ela, quando a temperatura aumenta devido a alta intensidade da corrente elétrica, o fusível se funde, interrompendo a passagem elétrica e impedindo que o equipamento queime. É formada por 50% de bismuto, 27% de chumbo,13% de estanho e 10% de cádmio.
Solda
Composta por 67% de chumbo e 33% de estanho, também possui como principal propriedade o baixo ponto de fusão, sendo utilizada em solda de contatos elétricos.
Magnálio
É uma das ligas metálicas mais leves, portanto perfeita para ser utilizada em peças de aviões e automóveis. Em sua composição possui 90% de alumínio e 10% de magnésio.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra