Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Conheça o Kanban, uma técnica do sistema just in time

19/03/2020



Just in time, que significa “no momento certo” é um tipo de gestão administrativa que preza pela qualidade dos produtos e estoque zero, além de evitar desperdícios e retrabalhos. Para isso, as peças são produzidas apenas na hora certa, para entrega imediata ao cliente. Sendo assim, esse sistema oferece diversas vantagens para a empresa. A principal delas é que as fábricas não precisam investir em locais extras para a estocagem de produtos, o que reduz custos.

Para obter um resultado eficiente, o método possui algumas técnicas para controlar a produção de bens ou serviços. Uma dessas técnicas é o Kanban, que consiste em utilizar cartões para sinalizar cada estágio do processo. Basicamente, são usados diferentes cores de cartões para designar e especificar as tarefas. Assim, é possível saber o que precisa ser feito, o que está em andamento e o que já foi concluído. O objetivo do Kanban é indicar o movimento dos fluxos de produção de uma empresa. Veja abaixo alguns benefícios dessa ferramenta:


  •       Aumenta a eficiência da produção;

  •       Facilita a conclusão das demandas;

  •       Melhora a execução das tarefas;

  •       Otimiza o sistema de produção;

  •       Aprimora o sistema de movimentação.


O Kanban é conhecido como um método de gestão visual e foi desenvolvido pela Toyota, assim como o sistema just in time. Entretanto, não são modos de gestão diferentes: o kanban é uma técnica que faz parte do just in time. Apesar de parecer muito simples, essa ferramenta nasceu a partir de uma ideia complicada para se resolver: gerenciar a produção pela realização das tarefas e não pelo movimento do estoque. Além de que, todas as técnicas do sistema just in time vieram para modificar um estilo administrativo baseado na produção em ritmo constante.

O método deu tão certo que já são 50 anos de prática em diversas empresas, e em diferentes países. Isso porque é bastante simples, barato e traz excelente retorno. Basta ter organização e um cronograma seguido corretamente. O Kanban vem ainda, se atualizando com aplicativos e programas específicos que tornam o trabalho muito mais dinâmico, independente da área e do tipo de empresa.