
A chapa de aço tem excelentes atributos e se destaca como um dos materiais mais eficientes, com diversas maneiras de aplicação em projetos industriais, na construção civil e até mesmo no setor naval. As vantagens desta fonte vão desde a baixa exigência de manutenção, visto que o material é de alta durabilidade e resistência, até a versatilidade de oferecer os mais variados tipos de moldes que melhor se adequem às demandas do mercado. As chapas possuem propriedades específicas para que possam alcançar resultados determinados em suas mais variadas aplicações. Confira, a seguir, os tipos de chapas de aço, suas características e onde elas são usadas:
Chapa grossa
A chapa grossa é um estilo de aço aplicado onde as propriedades de resistência se sobrepõem sobre a deformação. Produzida para atender a diversas finalidades, principalmente no setor da construção civil e mecânica, como: em tanques de armazenamento, contentores entre outros. Ela é comercializada nas espessuras que vão de 6,30 mm até 50 mm.
Chapa galvanizada
A chapa galvanizada possui esse nome graças ao processo de galvanização que passa para ser fabricada, que consiste na blindagem do aço da chapa, iniciada por uma cobertura de zinco ou outros metais. Assim, fica 20 vezes mais durável e resistente do que uma chapa comum. Ela pode ser aplicada em diversos materiais, como ar condicionado, contêineres, fachadas ou portões de garagem.
Chapa xadrez
Este tipo de chapa nada mais é do que uma das variações que existem entre modelos de chapa de aço carbono e chapa de aço galvanizada. Este tipo de chapa conta com relevos em sua superfície, e tais relevos são resultados de processos de laminação ou de atividades de estampagem. Seu principal uso é em ocasiões de trabalho, como no caso do transporte de ferramentas em uma caçamba, por exemplo.
Chapa laminada a quente: A chapa de aço laminada a quente pode ser decepada por meio do óleo protetivo na superfície, ou não decapada. Funciona como fonte para aplicações estruturais, implementos agrícolas e rodoviários, tubos metálicos, estampagem e produção de autopeças. Sua espessura vai de 1,20 mm até 12,70 mm.
Chapa laminada a frio: Esse procedimento resulta na produção de materiais flexíveis como folhas de aço, chapas finas ou tiras. Com acabamento original, a chapa de aço laminada a frio, possui aplicabilidade em eletrodomésticos, na indústria automobilística entre outros setores. Diferentemente da chapa de aço laminada a quente, a espessura desse tipo vai de 0,38 mm a 3,00 mm.
Enfim, as chapas de aço são indispensáveis na sociedade e atuam nos mais variados setores da indústria, como na indústria automotiva (na fabricação da carroceria, barras de portas, bancos), na indústria farmacêutica (para fazer tanques e materiais para evitar riscos de contaminação), na indústria alimentícia (na fabricação de panelas, talheres, baixelas e pias), na construção civil(vigas, treliças e pilares) entre outros.
E aí, gostou de aprender mais sobre a aplicabilidade no aço? Se você quer ter acesso exclusivo e gratuito ao portal pioneiro em matéria de aço e construção em geral, siga o nosso blog e compartilhe com seus amigos!
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra