Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Custo x benefício de usar chapas de aço

26/01/2022

custo-x-beneficio-de-usar-chapas-de-aco-acoplano

Trabalhar na área industrial, ou mesmo em projetos de construção, é sempre um desafio para montagem de orçamentos, aceleração de processos sem perda de qualidade, entre vários outros pontos que exigem atenção especial. Além da entrega de um serviço completo e de alto nível, é fundamental pensar em garantir o melhor custo-benefício. Desse modo, os investimentos podem se diversificar e o negócio cresce em várias frentes. Uma das formas de garantir esta possibilidade é escolher bem os materiais que serão usados nas atividades. Por exemplo: as chapas de aço são uma ótima opção. Quer saber por que estamos falando isso? Vamos explicar melhor ao longo deste conteúdo. A seguir, mostraremos alguns dos pontos que permitem dizer que a utilização das chapas de aço em determinados processos, independente de quais são os objetivos, faz com que seu custo-benefício seja muito superior, tornando-se algo bastante buscado e atraente para quem realizará o serviço. Boa leitura!

Durabilidade


Não é à toa que vemos, cada vez mais, estruturas montadas a partir das chapas de aço. E, por isso, é importante falar sobre o custo-benefício, para que todas as pessoas que trabalham com aço possam entender a relevância de utilizar este material em seus projetos, independente do tamanho. Para começar, falemos sobre a durabilidade. Todo projeto tem como um dos principais objetivos – em termos de sustentabilidade econômica – ser durável. Desse modo, não precisar sem preocupar com manutenções a todo o momento é um dos grandes ganhos em termos de economia financeira ao longo do tempo. As chapas de aço permitem isso. O aço é, reconhecidamente, um material bastante resistente. Pensando no ramo de construção, ele é muito mais resistente do que outros utilizados como alvenaria. Logo, se torna inegável a vantagem em longo prazo. Isso faz total diferença no custo-benefício. A partir do momento em que a escolha da equipe responsável por um projeto é pela chapa de aço, os responsáveis ganham muito em termos de economia. Afinal, não será preciso pensar em projetos de restauração ou mudanças estruturais em pouco tempo. Sendo assim, é possível imaginar um período longo sem necessidade de gastos em relação a isso. O orçamento pode focar em outras atividades, além da economia realizada pela manutenção simples das estruturas. Considerando que os custos de instalação das chapas de aço não são tão caros em comparação a outros materiais, a durabilidade se torna um diferencial, uma vez que os custos futuros são mínimos. Mais uma vez, isso influencia diretamente no custo-benefício.

Resistência


Além da durabilidade, outra palavra-chave para o ótimo custo-benefício das chapas de aço é resistência. O material é extremamente forte e capaz de aguentar as mais diversas atividades e intempéries que possam atingi-lo ao longo do tempo, sem gerar qualquer tipo de preocupação. Para diferentes processos industriais, por exemplo, seja de compressão das placas, algum tipo de impacto ou torção, a chapa é capaz de aguentar sem perder nenhuma eficiência na utilização. Ou seja, ela entrega qualidade por longos períodos, já que sua resistência é muito alta. Isso evita a necessidade de ajustes e manutenções, o que automaticamente diminui gastos. Desse modo, mantêm-se alta qualidade pela enorme resistência, sem ser necessário gastar demais. Ainda dentro do aspecto da resistência, outro fator relevante para o custo-benefício da placa de aço é o fato de ela ser extremamente forte no que diz respeito à corrosão. As placas de aço não sofrem com este problema e permitem que os seus utilizadores não precisem intervir para evitar este tipo de situação. Tudo isso, ao longo do tempo, permite um custo-benefício muito superior. Afinal, com a resistência e a durabilidade citada antes, as placas permitem menor intervenção e, consequentemente, menos impacto com gastos para correções e reparos nas estruturas utilizadas. Este é o cenário ideal para qualquer orçamento, uma vez que os investimentos podem ser pensados apenas para atingir ganhos e evoluções, não para realizar correções e alterações de algo já construído antes.

Diminuição de custos com limpeza durante a utilização


Outro fator que pode passar batido, mas que também faz parte do processo de ganho no custo-benefício é a questão de limpeza. Seja em processos industriais ou em construções (e citamos estes dois exemplos por serem aqueles nos quais as placas de aço mais são usadas), o entulho gerado é, também, um gasto. É preciso contratar serviços de limpeza e perder tempo realizando estes processos. No entanto, com as placas de aço, esta geração de sujeira é bem menor. Processos com outros materiais, pelas características de cada componente, costumam causar mais problemas referentes à formação e alocação de sujeira. E como isso influencia no custo-benefício? Primeiro, há uma questão de qualidade do trabalho prestado. Em um ambiente mais organizado e limpo, a tendência é de que os processos sejam mais bem feitos, uma vez que as pessoas que trabalham no ambiente se sentem melhor. Além disso, o gasto para realizar os processos de limpeza também é menor. Se o volume de lixo cai, os gastos para retirá-lo também diminuem. Com isso, o orçamento fica mais aliviado e os custos são menores. Ou seja, há o ganho com menor gasto e com aumento da qualidade do trabalho. Não há definição mais clara de um bom custo-benefício. Estes são, por sua vez, alguns dos elementos que nos permitem afirmar que o custo-benefício do uso de placas de aço é bastante superior ao de outros materiais. Seja pela durabilidade, resistência e até pela diminuição da quantidade dinheiro e tempo gastos com a limpeza de espaços, não dá para negar a relevância deste componente. Portanto, a dica final é: invista neste tipo de material sempre que possível. Será fácil perceber que o orçamento se tornará muito mais equilibrado e sustentável desta forma. Para finalizar, convidamos o leitor a seguir conosco. Leia outros conteúdos em nosso blog sobre o mercado de aço e amplie seus conhecimentos sobre o tema. Desse modo, é possível se atualizar sobre o assunto e até mesmo aplicar novas práticas dentro de seus projetos profissionais relacionados à utilização deste material. Até a próxima!

custo-x-beneficio-de-usar-chapas-de-aco-acoplano