
O aço é um material extremamente versátil. Sendo assim, pode ser usado em uma série de projetos. Está presente em construções, decorações, estruturas e nos equipamentos industriais. Entretanto, existe um tipo de aço ideal para cada situação. Nesse texto você vai encontrar dicas de como escolher o material adequado para o seu projeto.
O aço pode ser definido como uma liga metálica, sendo constituído por uma mistura de ferro e carbono. Além disso, podem ser acrescentados outros elementos nessa mistura, como manganês, molibdênio, níquel, tungstênio cromo, vanádio e silício.
Dessa forma, a variação desses ingredientes irá alterar as propriedades mecânicas e químicas do aço. Com isso, o tipo de aço ideal deve ser escolhido a partir das necessidades do projeto.
Existem dois tipos de aço mais utilizados, o aço carbono e o aço liga. O primeiro é formado por uma mistura de ferro e carbono, sendo que a quantidade de carbono pode variar, mas nunca será superior a 2,11%.
Já o aço liga, também é formado por ferro e carbono, mas conta com a mistura de outros elementos, como níquel, manganês, silício etc. Essa adição a mistura pode conferir ao aço mais resistência ou dureza. Além disso, pode alterar alguma das características do metal para que ele se adapte melhor a função exigida.
Na hora de escolher o tipo de aço ideal deve-se levar em consideração a aplicação do mesmo. A dica aqui é escolher o material com as características adequadas, por exemplo:
Estruturas
Se o aço será utilizado na realização de construções, existem os chamados aços estruturais. Esses são aços carbonos que possuem, como características principais, resistência mecânica e dureza. Sendo assim, podem suportar uma grande carga de peso.
Por isso, é comum que esse seja o tipo de aço ideal utilizado nas estruturas de concreto armado. Já que o aço confere ao conjunto uma maior resistência a tração, além disso, suas deformações acompanham as do concreto.
Os tipos ideais são ASTM A36, CA-50 e CA-60.
Mecânica
As ligas de aço são muito utilizadas na confecção de peças para o maquinário industrial, como rolamentos, engrenagens e eixos. O tipo de aço ideal para esse uso deve ser resistente, capaz de aguentar altos níveis de força.
Para esse objetivo existem vários tipos de aço disponíveis. Entretanto, os mais comuns são, as ligas de aço com alto teor de carbono (C1045) ou o aço de baixa liga de alta resistência (HSLA) – que apesar da baixa quantidade de carbono foi elaborado para ser resistente e com a capacidade de manter sua forma.
Fundição
Outra utilização comum do aço é para os trabalhos em fundição. Nessas atividades o metal é derretido e, em seguida, é colocado – ainda líquido – em um molde para que assuma sua forma depois de frio.
A utilização dessa técnica é vasta e pode ser usada na fabricação de peças específicas ou objetos do dia a dia. O tipo de aço ideal exigido aqui é aquele que mantenha a resistência, mesmo passando pelo processo de derretimento e esfriamento.
Sendo assim, podem ser utilizados tanto o aço carbono, quanto o aço liga que satisfação essas condições.
Entre em contato conosco e descubra o tipo de aço ideal para o seu projeto.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra