O tubo de aço é um material bastante comum em diversos segmentos, principalmente na construção civil, onde é utilizado, por exemplo, em sistemas de tubulações. No seu dia a dia, você pode encontrá-lo até mesmo em móveis ou no seu carro. Porém, apesar de serem parecidos, eles não são iguais. Os tubos de aço podem ser com costura e sem costura e o que vai definir essa diferença é o processo de produção.
Tubos de aço com costura
No processo que fabrica os tubos de aço com costura, uma chapa de aço é dobrada em torno de si até juntar as extremidades e formar um cilindro. A região onde é feito esse contato entre as laterais é soldada, criando uma marca, ou costura. O tubo de aço com costura é o mais utilizado, uma vez que é acessível e fácil de ser encontrado à pronta entrega. Além disso, sua limpeza é mais prática. Fazem uso dele a indústria automobilística, o agronegócio, usinas de açúcar, máquinas e equipamentos.

Tubos de aço sem costura
Para fabricar os tubos de aço sem costura, o processo é diferente. Um cilindro maciço de aço é aquecido e, em seguida, seu miolo é resfriado para ser retirado. Assim é possível produzir o tubo por inteiro, sem a necessidade de emendas. Esse tipo de tubo de aço é usado em projetos que exigem precisão, como a aplicação de pressão de óleo ou vapor que gerem grandes forças, como caldeiras e pistões hidráulicos.

Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra