Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Entenda a diferença entre a chapa laminada a quente e a chapa laminada a frio

21/11/2019



As chapas de aço podem ser produzidas por diferentes processos, já que o material apresenta extrema versatilidade. O resultado desses procedimentos gera variados acabamentos e formatos. Entre eles, estão as chapas laminadas a frio e a quente. Cada uma delas vai servir para aplicações diversas, o que pode gerar dúvidas sobre a diferença entre esses dois tipos de chapas.

Para começar, vamos entender como são feitas as chapas de aço. A produção inicia na mineração. Após o minério ser extraído, é levado ao alto forno da siderúrgica para ser transformado em ferro gusa. Ali, são eliminados outros componentes, como terra e impurezas, deixando apenas o ferro. A partir disso, a matéria-prima fica pronta para ser utilizada na criação de diferentes tipos de aço.

O ferro, então, passa por uma área de transformação, chamada de aciaria. Além disso, é submetido também à adição de ligas, refino e conformação do aço em placas. Na finalização, ocorre a laminação, que modifica o material em bobinas e depois em chapas de aço.

As chapas de aço laminadas a quente são produzidas a altas temperaturas, passando dos 900ºC. Esse modelo de chapa é fabricado por meio da laminação de placas no Laminador de Tiras a Quente (LTQ), que realiza bobinas laminadas a quente. Após essa fase, acontece um novo processo, denominado desbobinamento, onde as chapas são cortadas da maneira correta e na medida que o cliente solicitou. A espessura também é realizada conforme o pedido. As chapas de aço laminadas a quente são indicadas para: rodas, longarinas, pisos, produção de autopeças, móveis, tubos metálicos, etc.

Já as chapas de aço laminadas a frio são fabricadas em uma temperatura abaixo de 100ºC. Nesse caso, as bobinas passam pela laminação de placas no Laminador de Tiras a Frio (LTF). Como matéria-prima, são utilizadas as bobinas laminadas a quente. As chapas de aço laminadas a frio são maleáveis, resistentes e apresentam um acabamento diferenciado. Portanto, podem ser utilizadas nas seguintes aplicações: esquadrias, indústria automobilística, eletrodomésticos, construção civil, etc.

A principal diferença entre a chapa laminada a quente e a frio é que a primeira possui um estágio a menos em sua produção, já que a segunda precisa das bobinas a quente na criação. Ambos os tipos apresentam composições químicas e mecânicas normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Outras características, como espessura e dimensões, vão variar de acordo com o projeto de cada cliente.