
O corte de plasma foi desenvolvido por volta dos anos 50 como uma técnica para cortar metais condutores, como o aço inoxidável e o alumínio. A precisão de corte que pode ser alcançada com essa técnica, faz dela uma das mais utilizadas pela indústria.
Assim como o processo de soldagem TIG, o corte de plasma utiliza eletrodos não consumíveis e gases inertes para realizar os cortes, entretanto, a tensão do arco elétrico e o tipo de tocha utilizados são diferentes.
Corte à plasma CNC
O corte à plasma em uma mesa CNC é feito através de um bico. Nele é possível encontrar um pequeno orifício, cujo objetivo é comprimir o ar ionizado que passa por ele em altas temperaturas. A ideia é gerar calor suficiente para que o gás ionizado se transforme em plasma e consiga realizar cortes em pedaços de metais eletricamente condutores, como aço e alumínio.
O corte acontece da seguinte forma: o arco de plasma é expelido a altas velocidades e temperatura. Ao entrar em contato com o metal, ele o derrete imediatamente. A grande velocidade do gás, além de criar o plasma, acaba limpando a área. Assim, o resultado é um corte extremamente preciso e limpo.
Dessa forma, o corte à plasma CNC é indicado para aquelas situações em que as peças apresentam formas geométricas complicadas e que exigem uma ótima qualidade de acabamento, sem rebarbas na região do corte que se destaquem no metal.
Aplicações
O corte à plasma é um tipo de serviço extremamente versátil que permite o corte das chapas de metal em diferentes formatos e com grande precisão, por isso, ele é muito utilizado na preparação e montagem de peças de metal que passarão pelo processo de soldagem.
Sendo assim, esse tipo de corte pode ser aplicado em diversos tipos de indústrias, como a indústria siderúrgica, automotiva, agrícola, a fabricação de máquinas e equipamentos, construção civil, indústria de móveis, enfim, o corte à plasma CNC pode ser utilizado em qualquer processo que envolva o corte de uma peça de aço inoxidável, alumínio, aço carbono, ferro fundido e cobre.
Benefício do corte à plasma CNC
Quando comparamos o corte à plasma CNC com outros tipos de corte de metal, podemos destacar os seguintes benefícios da utilização do primeiro método de corte:
— baixíssimo risco de deformação da folha de metal e da peça cortada
— cortes muito mais precisos
— pouquíssima necessidade de processos de preparação ou anteriores ao corte, como a utilização de furadeiras, por exemplo
— qualidade superior de acabamento na superfície cortada
— a zona afetada pelo calor do plasma é mínima
— perde-se pouquíssima quantidade do material que está sendo cortado
— cortes realizados com agilidade e em pouco tempo
— possibilidade de serem feitos cortes em diferentes formatos e com objetivos diversos
— o corte à plasma CNC pode ser feito seguindo formatos complexos de figuras geométricas
— processo mais econômico em comparação com o gás aplicável
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra