
O aço temperado é um tipo de aço carbono indicado para aplicações mais consistentes. Isso porque o material passa por um tratamento especial que aumenta sua resistência e dureza. Assim, ele se torna mais durável e sofre menos desgaste, se comparado a um modelo de aço padrão, o que é ideal para a produção de ferramentas e peças de máquinas pesadas.
Esse tipo de aço é produzido da seguinte forma: é adicionado calor ao processo do aço carbono, elevando as temperaturas de maneira extrema. Após, o produto passar por um procedimento denominado têmpera. Ali, é rapidamente resfriado com uma solução de salmoura ou água. Depois do resfriamento, a peça se torna dura, mas frágil. Para diminuir essa fragilidade e manter a dureza, o material é temperado através de um reaquecimento e, passa novamente, por um arrefecimento, mas dessa vez, naturalmente.
Por meio dessa combinação de processos, é possível criar um produto que seja mais rígido do que o aço carbono e ao mesmo tempo, que ofereça a durabilidade suficiente para resistir a quebra ou outros possíveis danos causados por impactos.
O aço temperado pode ser ainda um metal que sofreu um método de endurecimento. Mas o que acontece nessa técnica? O item passa por um processo de têmpera que ocorre rapidamente, proporcionando um exterior mais duro e resistente à degradação e eliminando as fraquezas no interior do núcleo. Nesse caso, ele é utilizado para produzir armas brancas, como facas, ou ainda na confecção de pequenas ferramentas, como brocas.
A utilização desse material é abrangente, já que ele consegue suportar alta tensão e força. Além de suportar grandes sobrecargas, apresenta alta firmeza contra a deterioração causada por abrasão. Esses benefícios são únicos do aço temperado, sendo dificilmente encontrados em outros tipos de aço.
Entretanto, o aço temperado pode não ser apropriado para algumas situações, já que ele possui alguns pontos baixos. Quando é exposto a impactos profundos, pode ser quebradiço. Não pode ser usado ainda em projetos onde será sujeito a temperaturas elevadas, como motores e algumas máquinas de grande porte, por exemplo. A têmpera também reduz o ponto de fusão, o que pode causar problemas em questão de segurança contra incêndios.
Apesar de algumas desvantagens, o aço temperado é fundamental para diversos setores, podendo ser encontrado em todos os tipos de ambientes, desde os industriais até em residências. Por isso, deve-se entender o que é o material e qual a sua finalidade, para utilizá-lo da maneira correta e garantir um bom resultado com produtos de qualidade.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra