Quando pensamos em indústria e capacidade produtiva, um elemento essencial a ser discutido é a facilitação de processos, o uso de materiais e soluções que acelerem todo o processo, desde os mínimos detalhes. Dentro disso, por exemplo, se encaixam as chapas expandidas, que são feitas com uma chapa de metal que se transforma em uma espécie de tela. Elas podem ser usadas em diversas situações, como construção civil e locais industriais, além de uso em rampas, base de máquinas, entre vários outros. Mas nosso foco aqui não é, exatamente, falar sobre o que é e sobre onde utilizar uma chapa expandida. Aqui, na verdade, falaremos sobre vantagens deste material. Por que é uma boa ideia investir nele? Para responder esta pergunta, separamos alguns pontos essenciais, que serão citados ao longo deste conteúdo. Siga conosco até o fim e entenda por que é uma boa pedida investir em chapa expandida.
Antiderrapante
A primeira vantagem de apostar em chapa expandida para compor os espaços físicos montados é o fato de ser um componente com característica antiderrapante, o que aumenta consideravelmente a segurança de todos os envolvidos. Com esta característica, pensando em locais de processos industriais e passagem de máquinas, pessoas, elementos pesados e outros, fica muito mais fácil e seguro realizar quaisquer procedimentos. O fato de ser antiderrapante também aumenta o leque de possibilidades de uso de chapas expandidas em diferentes espaços. Por exemplo, para montagem de rampas, torna-se uma boa opção. Nas bases que sustentam máquinas pesadas, também, já que impedem qualquer movimentação involuntária e perigosa. Tudo isso, além de proteger a infraestrutura, também facilita a vida das pessoas que estão envolvidas, o que é o fator principal. Assim, uma empresa que investe em chapas expandidas em seu espaço garante procedimentos mais seguros de atuação.
Leveza, versatilidade e durabilidade
Outro ponto bastante positivo e que facilita a colocação e utilização das chapas expandidas em determinados locais é o fato de o material ser leve. Não há qualquer dificuldade, ou necessidade de grandes estratégias e preparos, para realizar uma locomoção destas estruturas e placas. Ao mesmo tempo, o trabalho de instalação é bastante facilitado, pois não há pesos absurdos a serem considerados na hora de movimentar as chapas e colocá-las no lugar certo. E, claro, o manuseio mais simples permite ajustes com o passar do tempo, mudando de lugar, instalando em outros espaços nos quais a chapa possa ser mais útil etc. E, como já ficou claro em outros pontos deste conteúdo, a versatilidade também se torna uma vantagem bastante evidente. Afinal, o uso das chapas expandidas pode cobrir diversas funções em um mesmo espaço. Servem como rampas, podem ser bases para máquinas mais pesadas, alguns tipos específicos podem formar espécies de grade de proteção, seja para residência, para indústria ou qualquer outro espaço. Até mesmo para pisos específicos, como os utilizados em grandes estruturas, como, por exemplo um ônibus, é possível apostar na chapa expandida como material. Resumindo: versatilidade é uma palavra extremamente conectada a este material e, claro, trata-se de uma vantagem evidente em sua utilização. E, para fechar este tópico, há ainda a durabilidade. Ao utilizar a chapa expandida, os gestores de determinado espaço estarão dando um passo em direção à diminuição da necessidade de manutenções e alterações com o passar do tempo. Isso porque se trata de um material durável. Assim que é instalado e colocado em determinado espaço, ele começa a exercer suas funções e isso será mantido como padrão por longos períodos. Um dos principais motivos para que isso aconteça é o fato de as chapas serem extremamente resistentes. Portanto, se algum material cai em cima, ou alguma substância é derramada, isso não piora sua capacidade. Portanto, não são necessárias trocas constantes ou gastos com manutenção a cada período curto de tempo.
Custo-benefício
E, falando em gastos, chegamos ao último tópico deste conteúdo. E, certamente, trata-se de uma das vantagens mais desejadas por qualquer gestor financeiro: o custo-benefício. O primeiro ponto em relação a isso é a forma como a chapa expandida é produzida até chegar em seu formato pronto. Afinal, o material inicial, que precisa ser disponibilizado para a produção, são chapas metálicas de menor tamanho e, consequentemente, mais baratas. Após uma série de procedimentos, ela se expande (e daí surge o nome) e se torna uma tela inteira, pronta para ser usada. De qualquer forma, como os materiais iniciais não são muito elaborados ou caros, em termos de tamanho ou quantidade, o custo de produção de uma chapa expandida acaba não sendo tão alto. Ela é um material estirado e, com isso, não é preciso investir muito, ao mesmo tempo em que o resultado e suas utilidades são enormes do mesmo jeito, concretizando o bom custo-benefício. Além disso, como já foi citado, os custos de manutenção também não são altos. Por conta da alta resistência e durabilidade, não é preciso colocar no orçamento, a todo o momento, valores para uma revisão das chapas e de sua capacidade de utilização. A eficiência de atuação, somado ao menor custo após a instalação, também formam o ótimo custo-benefício projetado para quem utiliza a chapa expandida. Estas são as principais vantagens da utilização de uma chapa expandida nos mais diferentes espaços e processos. São muitos os benefícios, o que deixa clara a relevância deste material e seu potencial de ser cada vez mais explorado, garantindo benefícios a quem os escolhe, nos mais diversos tópicos. Desde o aspecto da segurança, diminuindo qualquer risco para as pessoas e para toda a estrutura, passando por características gerais, como leveza e versatilidade, e chegando até as questões de durabilidade e, consequentemente, de diminuição de gastos, chegando ao custo-benefício, as chapas expandidas merecem ser analisadas com carinho para sua utilização. Para finalizar, convidamos o leitor a visitar nosso blog e conferir outros textos que se somem a este. Assim, é possível ampliar conhecimentos sobre a área de indústria, segmento do aço e mais detalhes. Isso certamente fará com que haja maior capacidade argumentativa e de entendimento de contexto sobre os diversos elementos que compõem este segmento tão importante e fascinante.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra