
Uma das maiores preocupações no quesito segurança em construções de todos os portes são os incêndios. Com a evolução da engenharia, modernização das instalações elétricas e de gás, têm sido cada vez menores os casos de incêndio em edifícios, casas, pavilhões, etc. A maioria dos casos, infelizmente, ainda ocorre em construções antigas e precárias. Mesmo com a diminuição dos riscos, é preciso manter um plano de contenção do fogo para situações de emergência.
Nesse sentido, existem inúmeras medidas que podem ser adotadas para minimizar os danos causados por incêndios. Uma muito eficiente é o uso de barreiras de proteção passiva contra o fogo em estruturas metálicas. Basicamente as barreiras de proteção passivas são produtos resistentes à ação do fogo que impedem que o incêndio se espalhe em grandes proporções, mantendo ele controlado em seu local de origem. Além de garantir a segurança das pessoas e impedir que outros espaços sejam atingidos, esse confinamento ajuda a manter a integridade estrutural do edifício.
No que diz respeito aos elementos estruturais existem três tipos de barreiras de proteção passiva. Saiba um pouco sobre cada uma delas:
Pinturas Intumescentes: possui base epóxica, que quando exposta a altas temperaturas se expande em até 10 vezes a espessura aplicada, criando assim uma barreira contra o fogo. Seu custo elevado faz com que seja utilizado em obras que necessitam de pouco tempo de proteção. Embora também possa ser usada em espaços internos ou externos, geralmente seu maior uso se dá em estruturas que ficam expostas.
Placas e mantas pré-fabricadas:
São recomendadas para locais com difícil acesso e que estão sendo ocupados. Sua composição pode ser de gesso, lã de rocha ou fibra cerâmica. As peças que serão protegidas precisam de preparação com antecedência, o que exige grande mão de obra.
Revestimentos projetados:
É o tipo de proteção mais econômica. Sem contar que sua aplicação é fácil e rápida. Existem diferentes produtos indicados para diferentes aplicações que variam em densidade e resistências mecânicas.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra