Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Estruturas metálicas nos projetos arquitetônicos

17/04/2017

Cada vez mais o aço vem sendo usado na construção civil como elemento estrutural e de revestimento. Além de ser um material que permite a redução no tempo de construção, menor impacto no meio ambiente, economia de materiais e mão de obra, ele também possibilita que engenheiros e arquitetos planejem e executem projetos arquitetônicos com grande apelo estético.



Desde o seu início, a arquitetura em aço foi utilizada em obras modernas e inovadoras, que se destacavam pela presença do aço aparente. Hoje em dia, essa solução é mais apropriada do que nunca. Diante do cenário econômico fragilizado, as estruturas metálicas são uma opção mais acessível para realizar construções arrojadas e com design contemporâneo, sem perder em qualidade.

A grande vantagem das estruturas metálicas é contar com a modulação arquitetônica  implícita nos projetos. Neste cenário é fundamental o papel do arquiteto, que ao entender as necessidades da obra, deve saber explorar as características técnicas do material de forma a reduzir os custos da construção e garantir que o resultado da obra esteja dentro do planejado.

Para que isso seja possível, é preciso que o projeto de arquitetura seja desenvolvido levando-se em conta todos os fatores existentes durante a construção, como a integração dos espaços físicos e psíquicos, definições dos detalhes, acabamentos, estética, custos, entre outros. A importância do projeto arquitetônico na construção com estruturas metálicas é enorme, uma vez que se trabalha com material industrializado, que não aceita improvisações bruscas após a fabricação da estrutura. O lado bom dessa falta de flexibilidade é o poder de gerenciar a construção com exatidão técnica e financeira, além de, principalmente, contar com resultados fidedignos ao que foi estipulado no início do projeto.