Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Itens que não podem faltar na sua obra

25/11/2021

itens-que-nao-podem-faltar-na-sua-obra-acoplano

Reformar ou construir pode ser uma dor de cabeça. Entretanto, realizando o planejamento correto, todo o processo fica mais fácil e ganha em agilidade. Nesse texto vamos elencar as coisas que não podem faltar na obra. Os materiais de construção são os insumos necessários para a realização de uma obra. Eles podem ser retirados da natureza (água, areia e pedra) ou obtidos através da industrialização (cimento, aço e telhas). As coisas que não podem faltar na obra vão variar conforme o tipo e tamanho de construção que se deseja fazer. Entretanto, podemos listar os materiais mais comuns de serem utilizados durante uma construção ou reforma.

Cimento


O cimento é um aglomerado ativo e hidráulico. Ele é o resultado do cozimento de diferentes tipos de calcário natural e industrial. Dos insumos para construção, ele é o mais utilizado na construção civil. Além de ser utilizado como a “cola” para unir os tijolos, o cimento também é utilizado no concreto, na fabricação de blocos de concreto, cimento e como um dos componentes da argamassa.

Pedra brita


A pedra brita é classificada como um agregado médio, resultado da fragmentação de diferentes tipos de rocha (basalto, calcário, granito e gnaisse). O seu tamanho (granulometria) varia entre 0 e 5, sendo que 0 é a brita mais fina e 5 se refere às pedras maiores. Na construção civil são muito utilizadas as britas de número 1 e 2. A mistura de pedra brita, areia, cimento e água é a receita utilizada para a preparação do concreto utilizado na obra.

Areia


Outras das coisas que não podem faltar na obra é a areia. Ela também é um agregado resultante da fragmentação de rochas, contudo bem menor que a brita. Ela pode ser separada em três categorias: fina, média e grossa.

Concreto


Resultado da mistura de água, areia, cimento e brita, o concreto é um dos insumos mais versáteis de um canteiro de obras. Ele pode ser aplicado nas estruturas e na confecção de blocos. É possível fazer o concreto diretamente no canteiro ou comprar a mistura pronta no mercado.

Cal


Umas das coisas que não podem faltar na obra, mas que não recebe a devida atenção é a cal. Ela é obtida através da fragmentação de pedras calcárias e magnésicas, sendo utilizada em argamassas, isolamento térmico, pintura e muito mais.

Madeira


A madeira é ingrediente essencial das construções desde os tempos antigos, sendo utilizada tanto na estrutura como no acabamento da obra. Por exemplo, pode ser utilizada como viga, para dar forma ao concreto e suas ripas podem ser utilizadas como piso.

Argamassa


Mistura de areia, água e cimento, a argamassa é utilizada para fazer o acabamento das paredes e assentar os revestimentos do piso. Assim como o concreto, ela pode ser elaborada no canteiro ou comprada pronta no mercado.

Impermeabilizantes


Produto aplicado em pisos e paredes que evita infiltrações e os danos causados pela umidade excessiva. Além disso, evita o surgimento de mofos e fungos. Existem dois tipos no mercado, aquele destinado às paredes e aqueles aplicados em lajes.

Tintas


Aplicadas na etapa de acabamento, além de trazer mais cor para o ambiente, as tintas são responsáveis por impermeabilizar e proteger as superfícies.

Tijolo


Geralmente em formato retangular, ele é aplicado na construção das estruturas do imóvel (paredes). O tijolo pode ser fabricado a partir de diversos materiais diferentes: — Cerâmica: feito de argila e muito utilizado em muros e churrasqueiras — Vazado: tijolo com design diferenciado, utilizado em decoração e acabamento — Vidro: feito com vidro resistente, ele é utilizado para criar divisórias entre os cômodos e, ainda assim, permitir a passagem de luz — Ecológico: feito da mistura de argila, água e cimento. Sua confecção não exige a queima em fornos a carvão, por isso, é considerado mais ecológico que o tijolo tradicional

Hidráulica


Materiais relacionados a distribuição de água e esgoto pelo imóvel. São canos, torneiras, tubos, ralos, registros, filtros etc.

Elétrica


São os materiais responsáveis pela transmissão de energia do poste para a obra. Alguns exemplos são: cabos, fios, tomadas, disjuntores, interruptores, extensões e lâmpadas.

Revestimento


Tem importante função decorativa, mas também atuam na impermeabilização e proteção das superfícies. Eles podem ser elaborados de diversos materiais e possuir diferentes formatos, por exemplo, azulejo, laminados e porcelanatos.

Gesso


Produzido a partir do aquecimento da gipsita e posterior redução a pó, o gesso pode ser utilizado de diversas maneiras diferentes. Por exemplo, ele pode ser usado como revestimento para cobrir as paredes e o teto, suas placas podem ser utilizadas como divisórias e sua aplicação no teto pode ter como objetivo abaixá-lo, criando uma diferenciação no ambiente.

Telhas


São as peças aplicadas para cobrir a estrutura do telhado. Tem como função impedir a entrada de água e conter a intensidade da luz solar, mantendo o ambiente protegido dos raios solares. Ela pode ser feita de diferentes materiais, como cerâmica, aço, plástico e amianto. Entretanto, todas têm a mesma função de proteger, oferecer conforto térmico e fazer a cobertura do imóvel.

Aço


O Aço é uma das coisas que não podem faltar na obra. Apesar de poder ser aplicado em várias etapas de uma construção, ele é muito utilizado na estrutura. Por ser uma liga metálica formada a partir da mistura de ferro e carbono, o aço oferece uma resistência mecânica maior do que outros materiais utilizados, como a madeira. O vergalhão é o exemplo mais comum da utilização de aço na construção civil. Podendo ser encontrado com diversas espessuras, ele é usado para fornecer suporte a colunas, paredes e reforçar as estruturas de concreto. Além disso, o aço é utilizado na confecção de vigas e perfis estruturais que oferecem mais resistência e trazem mais agilidade para o processo de construção. Ele também pode ser aplicado na fabricação de telhas, elas são vendidas em folhas, que são mais leves, mais fáceis de transportar e de instalar quando comparamos com os modelos de cerâmica. A AçoPlano tem a solução em aço certa para atender às suas necessidades. Visite o nosso site e conheça nossa linha de produtos voltada para a construção.

itens-que-nao-podem-faltar-na-sua-obra-acoplano