Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

O aço como forma de reduzir custos na sua obra

21/03/2022

o-aco-como-forma-de-reduzir-custos-na-sua-obra-acoplano.jpg

Uma das dúvidas mais frequentes quando se começa uma obra é como reduzir as despesas para que haja um melhor aproveitamento dos materiais e do orçamento disponível, sem que que essa decisão influencie na qualidade do produto final. O aço é um dos materiais mais usados em obras, e nesse artigo iremos mostrar para você como ele pode ser uma peça fundamental na redução de custos. Acompanhe!

Aço: o que é, suas propriedades e variedades


O aço é basicamente uma liga metálica formada por ferro e carbono. Ambos componentes são alguns dos elementos químicos mais presentes na crosta terrestre. A indústria vem desenvolvendo essa liga metálica para que se possa extrair dela o melhor desempenho possível, além de aços com diferentes propriedades. A partir de várias combinações de elementos químicos com essa liga base de ferro e carbono, foram sendo desenvolvidas outras versões. Um fato interessante é que é possível classificar essas misturas de acordo com sua composição química em cinco tipos: aço carbono, baixa liga, média liga, alta liga e o aço baixa liga de alta resistência. - O aço carbono é o que tem elementos residuais (como, por exemplo, o fósforo e o manganês) em baixos teores. - Na baixa liga observa-se que o material final terá em sua composição um teor de seus componentes que não chega a ser superior ao valor de 5%. - Na média liga teremos uma composição com um valor intermediário entre baixa liga e alta liga. - Na alta liga os elementos terão um teor entre 10 e 12%. - No aço baixa liga de alta resistência os elementos adicionais possuirão teores inferiores a 2%, enquanto o teor de carbono será inferior a 0,25%. - A escolha do tipo de liga irá depender das características finais que a usina responsável pela fabricação do aço deseja para o seu produto. - Cada uma tem funções específicas que podem ter usos mais direcionados na sua obra. Abaixo, listamos para você três tipos principais de aços usados no mercado. - Aço inoxidável, formado por uma liga de níquel e cromo. O fato de que esse material é resistente à corrosão atmosférica o torna uma excelente opção. Além do mais, tem um brilho característico. - Aço Galvanizado: é o resultado de uma imersão do aço em zinco fundido. Essa imersão faz com que o material adquira resistência à corrosão, sendo um bom produto para a construção civil. - Aço Galvalume: Dentre os três citados, é o que possui maior vida útil. Ele é formado por uma liga de silício, alumínio e zinco. Também possui propriedades que o tornam resistente à corrosão. O aço pode resultar em diversos produtos finais. Dentre eles, podemos citar: os semiacabados (que são feitos através de moldes), os produtos planos (o aço passa por dois cilindros para que seja afinado) e os produtos longos (onde seu comprimento será a maior dimensão).

Utilização do aço em obras


O aço é um dos materiais mais usados em construções, pela sua alta qualidade comprovada e sua utilização em projetos variados. O desenvolvimento da tecnologia permitiu que através de estudos fossem criadas diversas técnicas que otimizam o uso desse material. Primeiramente, podemos citar o concreto armado, que é um método extremamente eficaz quando se deseja construir um projeto de grande escala. A junção do concreto com aço servindo de estabilizador permite criar designs inovadores e seguros. Além do mais, é um material leve, o que permite que seja utilizado e transportado sem muitos problemas. O fato de ser leve permite que as fundações da obra não precisem suportar cargas extremamente pesadas, o que gera menos uma preocupação quando se trata de construir com qualidade e segurança. Em adição, o aço é um material que possui características de comportamento físico que irão determinar qual é a melhor escolha para o tipo de obra proposto. Uma das muitas vantagens do aço é que este possui ótimas propriedades mecânicas. Podemos definir as propriedades mecânicas como as características que um material possui ao ser exposto a determinados tipos de força. Para exemplificar essas propriedades, vamos citar alguns exemplos. A elasticidade é uma característica que permite que o material, após sofrer uma tensão, volte ao seu estado anterior. Já quando se trata de ductilidade, estamos falando sobre o quanto um material consegue ser alongando antes de se partir. Quanto mais ele se alonga, mais dúctil será considerado. É importante ressaltar que quando certo objeto quebra fácil, ele é considerado frágil. A resistência à tração é referente ao comportamento que um material terá após suportar uma força que causará o estreitamento do objeto. A dureza é referente à capacidade de certa substância resistir à inserção de outro material em seu meio, além da sua competência de não ser riscado.

O aço como fator de redução de custos


Como vimos nos últimos parágrafos, o aço é um material com características muito positivas. Provavelmente você já deve ter entendido como tais aspectos podem influenciar em uma redução de custos. Mas, exemplificando, esse material fará com que a sua obra seja feita em um tempo menor, pois é uma estrutura que é facilmente produzida e transportada. Por ter uma ótima qualidade, o aço não necessita de muita manutenção, ainda mais se na sua obra você optar por versões que possuem proteção contra corrosão, por exemplo. Por ser um material de fácil entendimento e aplicabilidade, ele acaba reduzindo custos com mão de obra. Além do mais, é facilmente encontrado. Por ser de fácil aquisição e preparo, escolher o aço como uma parte fundamental do seu planejamento permitirá que você otimize sua construção, visto que ele será pré-moldado, o que lhe concederá todo um preparo para realizar a gestão do seu projeto. O aço não gera resíduos, logo, essa será menos uma preocupação para você, que irá evitar desperdícios e não precisará se preocupar com a logística para descartá-los. Com certeza após essas informações você deve estar se planejando para incluir o aço em sua obra. Essa será uma ótima escolha, que irá potencializar ao seu projeto e agregar qualidade, além de um ótimo custo-benefício. Se você deseja conhecer mais sobre o aço e como ele pode ser aplicado no seu projeto, confira no site nossas soluções para aplicação de aço em sua obra!

o-aco-como-forma-de-reduzir-custos-na-sua-obra-acoplano.jpg