
Você deve ter ouvido falar sobre a polêmica dos canudos de plástico. Um assunto que há anos proporciona debates, mas que ganhou ainda mais destaque neste verão com o grande poder de mobilização das redes sociais.
O que ocorre é que qualquer produto de plástico por si só leva muito tempo para se decompor na natureza, o que é um ponto negativo enquanto matéria-prima com pouca sustentabilidade. Quando ele é utilizado em acessórios pequenos como os canudos o problema é ainda maior. Seu uso em locais públicos e em contato direto com o meio ambiente, como na beira da praia, vem sendo combatido pois é um item de fácil descarte que pode ser esquecido ou abandonado na areia.
O controle para reciclagem, portanto, é muito complicado de ser realizado. A alternativa que já existe há muito tempo e surge com cada vez mais força para suprir essa necessidade é a produção de canudos com outros tipos de materiais reutilizáveis e que não agridem o meio ambiente. Por isso, começam a se tornar populares canudos de aço inox.
Evidentemente, o canudo é um símbolo, uma porta de entrada para criar a consciência de sustentabilidade e promover a reflexão sobre as escolhas de materiais sustentáveis em todos segmentos da indústria. Desde a sua fundação a Açoplano tem essa preocupação e trabalha com materiais ecologicamente corretos. Ao escolher coberturas metálicas, perfis estruturais ou outros produtos da nossa empresa você tem a certeza de adquirir soluções com longa durabilidade, que irão demorar a serem descartadas e, quando isso acontecer, poderão ser recicladas. Para entender mais sobre as vantagens leia esse post que fizemos sobre a reciclagem do aço.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra