Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

O que é a Calandragem de Chapas?

26/03/2019



A calandragem é um processo industrial que atribui o formato final às peças laminadas de metal, principalmente às chapas de aço. Ela é realizada em uma máquina conhecida como calandra. Nela as chapas são submetidas a um procedimento que pode servir para conferir a elas sua curvatura ou para aplainar novamente peças que estão onduladas, geralmente porque não foram armazenadas da maneira correta.

Além das calandras para chapas, existem calandras de perfil, tubo e linhas especiais. A curvatura realizada em tubos é de alta precisão e pode ser aplicada em tubos redondos, retangulares, de alumínio, inox, cobre e outros materiais. A calandragem pode alcançar os mais diversos formatos, entretanto, os mais comuns de serem encontrados são os cilíndricos e cônicos.  

Para atingir resultados mais específicos, a calandragem conta com o auxílio de máquinas perfiladeiras, que são capazes de atribuir curvas mais acentuadas em formato de U ou I e em cantoneiras e tubulações. A calandra também controla a espessura das peças, permitindo chapas finas e grossas. Normalmente as mais grossas são utilizadas na fabricação de equipamentos industriais e estruturas de aço. Por sua vez, as chapas mais finas são ideais para o segmento de processos a quente, que alimenta a indústria ferroviária e de móveis.

O funcionamento da calandra é relativamente simples. Ela possui rolos em seu interior que modelam a chapa conforme a necessidade. Geralmente são 3 rolos em forma de pirâmide ou 4 rolos que facilitam o processo de pré-curvamento. O material é passado por entre esses rolos que exercem pressão o suficiente para achatá-lo. Assim as chapas são transformadas em produtos com curvaturas de diversas especificações.