Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

O que é aço carbono?

18/07/2019



Existem diversos tipos de aço com propriedades diferentes, utilizados de inúmeras maneiras no mercado. O aço carbono é um deles. O material é uma liga metálica bastante empregada na indústria. Essa liga é o resultado de uma combinação entre dois elementos: ferro e carbono.

A família desse modelo de aço ainda se divide em outros tipos. A diferença entre eles é definida pela quantidade de carbono que é adicionada no momento da fabricação. As peças que possuem até 0,30% do elemento são consideradas do grupo de baixo carbono. Já o objeto que contém de 0,30% a 0,60% compõe o nível de médio carbono. E os produtos com 0,60% a 1,00% são classificados como alto carbono.

Os materiais com baixo carbono apresentam baixa resistência e dureza. Entretanto, oferecem alta maleabilidade com excelente capacidade de deformação. São soldáveis e usináveis. Além disso, o custo para produzi-los é pequeno e geralmente não recebem tratamento térmico. As principais aplicações para chapas de aço com baixo carbono são na indústria automobilística, produção de tubos, perfis estruturais, pontes e construção civil.

O médio carbono é, normalmente, utilizado em rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens e outros artigos de máquinas. Esse tipo de aço é mais rígido, mas a maleabilidade é inferior, comparado ao grupo anterior. A quantia de carbono usada em sua fabricação possibilita que as chapas aceitem tratamento térmico de têmpera, uma consistência criada a partir do mergulho em água fria.

O alto carbono é o de maior resistência entre os três tipos citados. Porém, é a variedade com menor flexibilidade. As chapas com esse teor de carbono são utilizadas de forma temperada ou revenida, além de possuir características de manutenção de um bom fio de corte. Por isso, esse modelo é aplicado em talhadeiras, martelos, facas, folhas de serrote e outros objetos.

Em termos de estética, o carbono é um metal com acabamento fosco, o que lembra um ferro fundido; diferente do aço inoxidável, por exemplo, que é mais brilhante. Ainda comparado ao inox, o aço carbono é mais barato, mas pode enferrujar, o que não acontece com o primeiro. Devido a esses motivos, ele é utilizado constantemente na indústria.