Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

O uso de chapas de aço na indústria de máquinas

06/07/2021

O uso de chapas de aço na indústria de máquinas

Sem o uso do aço seria praticamente impossível o desenvolvimento de projetos para casas, obras privadas e públicas, montagem de carros e outras variadas obras.

Assim, podemos dizer que as chapas expandidas são produtos que se encontram ligados ao desenvolvimento da indústria do país e que o seu uso é extremamente diversificado, desde a produção na siderúrgia até a produção de equipamentos, com as mais diversas finalidades.

Além disso, esse metal reúne duas importantes características. Ele é resistente e reciclável. Sem o aço, a construção de empreendimentos como residências, comércios e indústrias; a montagem de carros e os eletrodomésticos, não existiriam.

A importância das chapas de aço na indústria de máquinas


Para que você saiba mais sobre a importância das chapas de aço na indústria de máquinas, entenda que nem mesmo a crise econômica do país impediu que as indústrias deixassem de continuar a empreender em máquinas.

Atualmente, as especialidades que são trazidas ao mercado doméstico foram as chapas de aço de alta resistência e antidesgaste, destinadas principalmente aos mercados de máquinas para diversos segmentos, como mineração, agricultura, construção civil, e muito mais.

Caso você ainda não saiba, as usinas que produzem chapas de aço são capazes de garantir nos seus certificados características que podem variar de acordo com a qualidade e o tipo de acabamento.

Assim, as chapas de aço apresentam características mecânicas e químicas que se encontram normatizadas pela ABNT e de forma obrigatória, para poder atender alguns requisitos.

Além disso, para poder garantir um alto padrão de qualidade dos seus produtos, é utilizado um maquinário com tecnologia de ponta, tanto no corte à gás como no corte a frio, na serra de fita ou por meio da alta tecnologia do corte a plasma, na fabricação de chapas de aços.

Vale lembrar ainda que as chapas de aço apresentam um papel extremamente importante em toda a indústria, pois não é somente na indústria da siderurgia que se usa os metais, mas praticamente em diversos lugares.

Para que haja a transformação do metal em materiais que podem ser usados em qualquer tipo de aplicação, alguns processos são muito comuns, em que a laminação, conformação, dobra, corte, entre outros exemplos de processos, podem dar forma ao aço. Sendo assim, confira abaixo alguns exemplos de chapas de aço:

Chapas de aço carbono laminado a frio: são obtidos com a redução a frio, normalmente aplicadas ao produto laminado à quente e posteriormente recozido por um tratamento térmico.

Além disso, a associação entre a composição química específica e os outros históricos termomecânicos adequado, permite a produção de diferentes tipos de aço, desde os comerciais até os que são de alta resistência.

Geralmente as chapas de aço carbono laminado a frio podem ser garantidas sem revestimento, podendo ser aplicada na superfície de revestimentos, de acordo com a aplicação necessária.

Chapas de aço carbono laminado à quente: nesse caso podem ser fornecidas como bobina, chapa, rolo, com espessuras que podem ir até 13mm de espessura, além de ter uma largura de até 1.855mm e comprimento até 12.800mm.

Assim, as bobinas de chapas de aços carbono laminadas a quente geralmente podem ser processadas no próprio laminador de encruamento, onde se obtém algumas características especiais.

No que se refere à aplicação dessa chapa, ela é usada com muita frequência nos setores de automação, construção civil e mecânica, implementos rodoviários e agrícolas, entre outros.

Desse modo, as chapas de aço na indústria de máquina, além de serem uma peça essencial na economia do país, fazem parte da nossa rotina e estã presentes nas casas das pessoas, em carcaça de carros, em acabamentos de metrôs, na edificação, além de serem usadas na indústria de guindaste, maquinários industriais, mineração, entre outros.