Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

O uso do aço no setor automobilístico

05/03/2019



A utilização do aço vem aumentando em diversos segmentos do mercado. Na Indústria Automobilística não é diferente. Ela já é a segunda que mais consome aço no Brasil, atrás apenas da Construção Civil. Nada mais natural, uma vez que mais da metade do peso de um automóvel é constituído de aço, que é usado na carroceria do veículo e em autopeças como rodas, parafusos, eixos, bielas, etc.

As vantagens do aço vão desde a baixa necessidade de manutenção, uma vez que é um material resistente e de alta durabilidade, até a versatilidade de oferecer uma variedade de aços mais adequados às necessidades atuais da indústria.  

Já falamos aqui sobre os diferentes tipos de aço para telhas que existem. No setor automotivo, os tipos de aço utilizados são um pouco diferentes e atendem às peculiaridades da indústria. Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles e sua importância na linha de produção e montagem.

Aço de baixo carbono

Tem a capacidade de se adaptar a diferentes formas. Como a fabricação de veículos conta com a produção de peças de inúmeros formatos que exigem uma matéria prima maleável, o aço de baixo carbono é o mais utilizado na indústria. Além disso, ele é fácil de usinar e soldar. Possui baixo custo de produção e é usado principalmente nas carrocerias dos veículos.

Aço inoxidável

O uso do aço inox se deve à sua resistência à corrosão e mudança de cor, possíveis graças à camada invisível criada pelo cromo, presente em grande teor em sua composição. Ele também garante um aspecto atraente que dispensa pintura ou outro acabamento.

Aço patinável

O aço patinável é resistente à corrosão atmosférica e, dependendo das condições, pode ser até oito vezes mais resistentes que o aço carbono. Conhecidos como aços de baixa liga, eles possuem boa soldabilidade e são encontrados em formas de chapas e bobinas siderúrgicas.