Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Os desafios e oportunidades do aço na habitação em série

30/05/2017



Segundo informações do governo brasileiro, o déficit habitacional no país chega a aproximadamente 13 milhões de habitações e esse número segue crescendo ano após ano. Embora esses dados sejam alarmantes, também mostram que há um nicho de mercado a ser atendido por setores de construção civil que se dispuserem a fazê-lo.

A fatia da população que encorpa essa estatística pertence às classes econômicas mais baixas, portanto dependente de alternativas mais baratas e ajuda de programas habitacionais governamentais. Esses programas se constituem em ótimas parcerias para o mercado de construção, especialmente o que atua no desenvolvimento da habitação em série.

A habitação em série tem no aço um grande aliado. Por ser um material com menor custo e prazo de entrega, sai em vantagem na corrida dos itens financiáveis, que têm esses aspectos valorizados na escolha de materiais para o uso em larga escala na construção de habitações populares. Dessa forma, os empreendimentos em estrutura metálica permitem a construção de edificações economicamente viáveis e com o caminho aberto para participação em programas de financiamento.

A utilização das estruturas de aço pode ocorrer como elemento estrutural (funcionando como pilar, viga, laje ou estrutura de cobertura) ou como sistema construtivo (sistema que utiliza perfis estruturais formados a frio com aço). O sistema de construção em aço, também conhecido como Steel Frame, permite a fabricação de conjuntos metálicos padronizados para produção em larga escala.

Entre os benefícios estão a redução de resíduos no canteiro de obras, rapidez na montagem, durabilidade do material e a possibilidade de reciclagem. Além disso, locais de difícil acesso, como comunidades com ruas estreitas ou localizadas em terrenos acidentados, se beneficiam com a construção em aço, que permite a eliminação das soldas no canteiro da obra, bem como a necessidade de pintura, uma vez que o material sai da fábrica com o acabamento finalizado.