
Se existe um setor onde as alternativas disponíveis não param de aumentar é o da construção civil. Seja na infra-estrutura, instalações, revestimentos, esquadrias ou qualquer uma das etapas de uma obra, há inúmeras possibilidades de materiais de todos os preços e qualidades. Com a cobertura não é diferente e para ajudar você a decidir qual é a escolha ideal para o projeto, vamos explicar cada um dos principais tipos de telhas metálicas usadas para construir.
Telha convencional ondulada
É um dos tipos mais econômicos e é indicada para coberturas pequenas, com vãos menores, embora possa também ser utilizada em coberturas em arco. É comercializada em chapas de aço com espessura reduzidas, entre 0,40 mm e 0,70 mm.
Telha convencional trapezoidal
Possui um formato que facilita a instalação e permite que sejam feitos fechamentos laterais. Por isso, e por ser fabricada em diversas dimensões e espessuras, é a mais utilizadas nas construções de edifícios comerciais e industriais pelo país.
Telha autoportante trapezoidal
É usada em edificações maiores e com grandes vãos, como galpões, mercados e indústrias, uma vez que são leves, fáceis de montar e não possui estrutura metálica nos vãos.
Telha forro
É formada por três camadas diferentes que proporcionam conforto termo acústico. A primeira camada é de telha metálica trapezoidal, a segunda é de espuma de poliuretano e a terceira de PVC, que confere o visual parecido com forro.
Telha termo acústica
Assim como a telha forro possui três camadas. Porém, tanto a primeira quanto a terceira camada são compostas por uma telha metálica trapezoidal. Já a camada interna é feita de espuma de poliestireno expandido. Essa telha, também conhecida como telha sanduíche, é a melhor opção para quem busca conforto termo acústico.
Telha pintada
São telhas metálicas convencionais que recebem uma pintura ainda na fábrica. A pintura serve para melhorar a resistência do produto e para oferecer opções de cores conforme interesse estético.
Telha zipada
As telhas zipadas são contínuas, ou seja, não possuem parafusos e são conectadas a partir de uma costura entre os perfis que garante a vedação. São muito usadas em coberturas com área ampla, mas com baixa inclinação.
Telha roll-on
Esse tipo de telha possui o comprimento exato da edificação. Possui o formato de bobina que é desenrolada sobre um conjunto de treliças.
Agora que você conhece um pouco sobre cada tipo de telha metálica e sabe a diferença entre elas, já pode escolher a que melhor se adequa à sua edificação, com segurança e confiança.
Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe comercial.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra