Quando fazemos uso de uma ferramenta ou qualquer outra peça feita de aço, estamos diante de um objeto que passou por procedimentos minuciosos até atingir a sua forma e desígnio final. É interessante salientar que alguns utensílios os quais fazemos uso no nosso dia a dia foram submetidos a inúmeros processos antes de chegar as nossas mãos. Nesse contexto, o que vamos conhecer agora é a técnica de temperar o aço, realizada por meio de um tratamento térmico nos materiais, mais especificamente a têmpera e questões relacionadas às propriedades do aço para que ele possa ser submetido a este processo, gerando resultados satisfatórios. 
As contribuições da têmpera nos processos de produção
Tendo como principal objetivo proporcionar melhorias nas propriedades físicas e mecânicas de peças metálicas, aumentando a resistência, durabilidade e, em consequência, sua vida útil e a capacidade de trabalho, o tratamento térmico têmpera atua de modo direto na restauração das estruturas e características e na homogeneização e refinamento das estruturas internas do aço. Pode-se conceituar a técnica, portanto, como um complexo conjunto de processos metalúrgicos que são aplicados nas propriedades físicas e mecânicas dos materiais. Deste modo, para que o objetivo final seja cumprido com sucesso, o tratamento térmico por têmpera passa por diversas etapas, que variam conforme as características esperadas. Na prática, o processo de têmpera se baseia no resfriamento rápido do material após o seu aquecimento. O procedimento tem a capacidade de “amolecer” ou “endurecer” as peças de modo controlado, conforme as necessidades a serem atendidas. No entanto, vale ressaltar que o formato final do produto não é alterado. No primeiro passo da têmpera, no aquecimento, acontece a organização dos cristais do material e, em seguida, no resfriamento, se forma estrutura martensita, que é a solução sólida entre as propriedades carbono e ferro e está diretamente relacionada com a dureza que a peça irá atingir, dependendo do teor do carbono e dos elementos de liga presentes no aço. Neste momento, normalmente, apesar da dureza, o material fica frágil e pode se quebrar facilmente com algum impacto. Por esta razão, após a têmpera, o aço passa por outro tratamento logo em seguida, chamado revenimento, que faz um reaquecimento da peça em questão. Este, por sua vez, cumpre a função de aliviar as tensões internas, reduzir a fragilidade, corrigir o grau de dureza, aumentar a ductibilidade e resistência e ainda eliminar qualquer outro inconveniente. Visto isso, todo o processo deve levar em conta as particularidades e expectativas da aplicação, que variam de acordo com inúmeros fatores relacionados. O aço temperado apresenta, então, a característica de alta dureza e também a resistência necessária, o que o torna próprio e útil para os mais diferentes tipos de peças industriais, contribuindo assim para diferentes aspectos, como na usinabilidade da peça, redução de desgaste, eliminação de tensões e, consequentemente, na prevenção de quebras, entre outros. Em relação à complexidade do processo, é interessante ressaltar que na etapa do aquecimento, a temperatura pode ultrapassar 720 graus e os meios de resfriamento pode ser a têmpera em água, em óleo, em ar ou por meio de outras técnicas específicas. Daí a importância de profissionais especializados e equipamentos de alta qualidade.
Aplicações e distinções, conforme as propriedades do material
Nem todos os aços podem ser temperados, já que para passar pelo procedimento é preciso que o material seja suscetível e tenha temperabilidade, ou seja, a facilidade de temperar o aço. Isso quer dizer que as propriedades devem ser analisadas de modo minucioso antes de submeter qualquer aço ao processo de tratamento térmico. Para que o tratamento térmico têmpera seja eficaz, o indicado é a utilização de um aço carbono. Alguns elementos de liga do aço que promovem o aumento da temperabilidade são o carbono, o níquel, o molibdênio, o tungstênio e o vanádio, por exemplo. Nesse contexto em que a temperalidade do aço é o que define o seu grau de enrijecimento e a resistência ao processo de endurecimento, no geral, quanto maior a fração volumétrica da martensita obtida no processo de têmpera, mais duro o aço fica. A quantidade de carbono presente no material também é fator de influência, quanto mais carbono, maior a temperalidade. Sendo assim, conforme a complexidade da peça a ser produzida com aço temperado, é comum a prática de adição de elementos de liga, como boro, manganês, molibdênio e cromo, por exemplo, tanto para aprimorar a temperalidade como para deixar o processo mais fácil. Trata-se de um método que deve ser realizado de modo rigoroso para que as propriedades do aço não sejam alteradas, o que pode comprometer a qualidade do resultado final do processo. De modo geral, os aços com alta dureza são próprios para peças de dimensões maiores, tais como matrizes, por exemplo. Já os com dureza mais baixa, são indicados para a fabricação de peças menores, como engrenagens pequenas, chaves de fenda, entre outros componentes. Apesar de estar presente em diversos ambientes, sejam eles industriais, comerciais ou residenciais, vale destacar que o aço temperado não é um processo adequado para determinadas situações de uso. Impactos intensos e temperaturas elevadas, por exemplo, são situações em que o aço temperado pode se tornar quebradiço ou ocasionar outros problemas, comprometendo a segurança do ambiente em que foi inserido. É importante ressaltar que todo o processo é específico para objetos de metais, não sendo indicado para outros tipos de materiais.
Novas tecnologias aprimoram os processos industriais
A presença das novas tecnologias em processos industriais e suas aplicações trazem inúmeros benefícios para a indústria como um todo, nos seus mais diversos segmentos. Em um mundo cada vez mais tecnológico, inclusive nas indústrias, os processos para temperar aço não poderiam ficar de fora. A evolução de todos os tipos de tratamentos térmicos trouxe mudanças significativas e assertivas na produção industrial, inclusive nos processos térmicos de aço, com equipamentos cada vez mais inovadores que aprimoram todas as etapas do processo. Após conhecer o tratamento térmico por têmpera, quer ficar por dentro de todas as informações e novidades do setor de aço, construção e indústria 4.0? Então, acesse o site da empresa Acoplano e encontre um serviço o qual necessita, com segurança, qualidade e atendimento personalizado.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra