Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Quais são os principais tipos de vigas?

03/04/2019



Já escrevemos por aqui sobre os diferentes tipos de perfis estruturais metálicos utilizados. Neste texto vamos falar sobre os principais tipos de vigas metálicas. Muita gente acaba confundindo os dois e achando que são a mesma coisa. Mas eles não são. Para não cair nesse erro é preciso entender que um perfil metálico pode ter diversas funções.  Uma dessas funções é a viga, que é utilizada na horizontal, enquanto a coluna é aplicada na vertical.

No caso da viga, sua função é transferir cargas horizontalmente através do seu comprimento até às colunas, onde as forças são transformadas em forças verticais. Ao mesmo tempo, a viga deve resistir às cargas verticais exercidas pela coluna, além das forças de cisalhamento e momentos de flexão. Por isso, apesar de existirem vigas de madeira e outros materiais, as de metais são as mais seguras e eficientes para desempenhar esse papel.

Assim como os perfis estruturais, as vigas também são classificadas através de letras, que representam seus diferentes tamanhos e formatos. As principais são as vigas com uma seção transversal “I” ou “H”, conhecidas como viga universal, muito usadas em construções com sistemas pré-moldados.

Geralmente a viga em forma de “H” é utilizada para suportar cargas pesadas, como marquises de grandes empreendimentos. Isso porque sua estrutura é composta por duas abas, o que a torna mais reforçada. O rebordo de aço é alargado e as superfícies internas e externas são paralelas, o que facilita a ligação com parafusos e outros componentes.

A viga em forma de “I” também suporta grandes cargas, porém, possui abas mais estreitas e é feita de carbono laminado. Isso não impede que ela seja uma excelente opção estrutural para prédios, casas, pontes e viadutos, bem como indústria mecânica e agrícola. No entanto, é aconselhável que não seja usada em elementos de compressão axial ou em elementos que são curvos no plano perpendicular à banda.