Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Saiba as diferenças entre os elementos estruturais

20/10/2021

saiba-as-diferencas-entre-os-elementos-estruturais-acoplano

No conceito da construção civil existe o termo “elementos estruturais”, que se refere, basicamente, ao que compõe as estruturas de uma obra. Aqui trataremos de quais são eles e como conversam entre si. Boa leitura!

Saiba as diferenças entre os elementos estruturais


Lajes, pilares, fundações e vigas são os principais elementos estruturais de uma construção. Eles são responsáveis por cobrir e sustentar a estrutura de maneira semelhante ao nosso esqueleto. Existem outros elementos estruturais, como escadas, vãos de elevador, entre outras. Mas aqui trataremos apenas dessas duas principais para trazer uma maior ilustração do que são e o que fazem. Por meio de cálculos precisos realizados pelos engenheiros civis, os elementos estruturais irão servir de base e estrutura para o desenvolvimento da obra em uma construção de maneira que não ocorram incidentes durante ou após o término da empreitada. Os elementos estruturais servem como base para os elementos estruturais secundários, que são as paredes, o piso, as janelas, as portas, as cerâmicas, os metais, o telhado e toda instalação feita no local. As lajes são elementos de concreto apoiadas sobre vigas que podem servir como cobertura ou base para o piso, normalmente são compostas por concreto com uma esteira de vergalhão para aumentar seu poder de sustentação. As vigas são comumente estruturas de cimento e vergalhões utilizados para distribuir o peso da laje entre os pilares para se formar uma estrutura estável. No caso de coberturas de telhas, sejam elas de barro ou de amianto, as vigas poderão ser feitas também de madeira ou até inteiramente de ferro, em caso de estruturas maiores com necessidade de maior espaçamento entre os vãos. Os pilares são elementos verticais normalmente compostos de aço e cimento que servem para fazer a ligação entre as vigas que sustentam a laje e o solo onde se encontra a fundação da estrutura. Existem casos de pilares de madeira que são comumente utilizados em estruturas com coberturas mais leves. A fundação é a base que sustenta todo o peso de uma construção, por isso é sempre o primeiro passo para se levantar qualquer estrutura. É comumente feita em grandes blocos de cimento, pedra e vergalhões. É necessário que se faça o cálculo da largura e da profundidade que será necessária para que sua fundação seja estável. Caso isso não ocorra, toda a estrutura pode vir a ruir ou acabar ficando torta, ela se baseia no conceito de ancoragem da estrutura para que a mesma não seja balançada por ventos fortes, chuvas, furacões e outros fenômenos climáticos que podem vir a causar danos a estrutura. Também existe caso que uma fundação mal feita pode causar rachadura nas paredes, pois a fundação pode estar se movendo lentamente criando o afastamento entre o pilar e a parede e, consequentemente, causar o desabamento da estrutura por completo.

Como saber se os elementos estruturais estão de acordo com as necessidades?


Primeiramente, segundo os especialistas, é necessário que haja um projeto onde será dimensionada toda a estrutura, assim poderá ser feita a estimativa do que será gasto e sua quantidade. Ao fazer isso, poderá ser possível saber a quantidade de aço que será usado, o tamanho de determinadas peças de aço para vigas, lajes, pilares e fundações que precisarão ser cortadas para diminuir o desperdício, bem como será possível saber a quantidade de cimento utilizado por tais elementos. Outro ponto importante é se atentar às especificações de cada elemento estrutural, os quais cada um determina um papel fundamental para o funcionamento da estrutura, suportando pesos e tensões diferentes e para tal precisão de procedimentos diferenciados.

Elementos estruturais secundários


Após terminar os elementos estruturais básicos é possível dar atenção aos secundários, que são portas, janelas, escadas, paredes etc. As paredes servem tanto de apoio secundário às vigas e pilares no caso de paredes de revestimentos, como podem ser a estrutura que sustenta a laje, como também pode ser elemento de separação de ambiente, fazendo com isso que a estrutura disponha de diversos espaços. É necessário ter conhecimento que muitas paredes podem ser feitas com blocos de concreto, pois é um material mais resistente e às vezes nos encontramos em dúvida sobre qual tipo escolher, pois existem blocos de vedação e blocos estruturais. Os blocos estruturais são normalmente usados em alvenaria estrutural, pois possuem uma maior resistência e são capazes de suportar a estrutura sem a necessidade dos elementos estruturais primários. Já os blocos de vedação são usados para preencher os vãos em uma estrutura, sejam elas de ferro, aço, lajes, pilares ou vigas. Por possuírem furos horizontais, eles facilitam a instalação do sistema hidráulico e elétrico numa estrutura. Qualquer obra realizada em território nacional deve seguir normas rígidas para evitar futuros acidentes, como a NBR 6118, que traz regras claras para o melhor funcionamento de sua empreitada.

Do que se trata a NBR 6118?


É um conjunto de normas criado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e age como um fórum de normalização de amplitude nacional. A NBR visa algo muito simples: oferecer através de suas normas, uma estrutura de trabalho que evite os desperdícios, os descartes impróprios de resíduos e acima de tudo, evite acidentes em canteiros de obras, que além de causar ferimentos graves ou até a morte dos operários, também pode causar atraso e prejuízos na realização do projeto. As normas criadas pela ABNT como a NBR 6118 aplica-se a qualquer tipo de projeto envolvendo estruturas de concreto ou afins. Isso quer dizer que essa Norma inclui não apenas prédios, casas edifícios. Ela também deve ser aplicada em construção de aeroportos, obras hidráulicas, viadutos e tantas outras obras que utilizam de materiais usados em construção civil. Agora que você já compreende os elementos estruturais básicos e secundários de uma obra, tal como as normas para que seu projeto seja realizado de maneira eficaz e segura, tanto no processo de construção quanto na utilização da estrutura, conte com a Açoplano Beneficiadora de Metais LTDA, que vem desde 2003 buscando trazer aos seus clientes e parceiros toda a facilidade para que seu projeto possa acontecer de forma rápida sem abrir mão da qualidade e da segurança.

saiba-as-diferencas-entre-os-elementos-estruturais-acoplano