
O processo de corte e dobra de uma chapa de aço é utilizado por diversas empresas em diferentes projetos. O procedimento oferece soluções eficazes e específicas. Mas como essa técnica é realizada? Aqui explicaremos como funciona o corte e a dobra da chapa e quais os benefícios desse trabalho.
Antes de iniciar o método de corte e dobra, são analisadas algumas solicitações do cliente a partir do desenho apresentado. Isso permite chegar a uma conclusão precisa do que vai ser necessário para produzir as peças metálicas. Entre as características observadas, estão:
- Tipo de chapa de aço utilizada;
- Qualidade da chapa usada;
- Comprimento e largura da peça que vai ser fabricada;
- Espessura correta da chapa de aço;
- Qualidade final solicitada para o produto que vai ser produzido.
Como ocorre o corte de chapa de aço?
Esse tipo de corte é feito sob medida de acordo com os requisitos da aplicação do material. As chapas são submetidas a uma pressão, que é realizada por lâmina de corte ou por punção. Nesse processo, o esforço de compressão é alterado para esforço cortante, o que separa as partes do aço. As maneiras mais utilizadas para realizar esse serviço são o corte a frio, através da guilhotina, e o corte térmico, por plasma ou laser.
O trabalho com guilhotina é mais rápido, mas se limita apenas a fazer cortes com ângulos retos, diferente do modo por plasma ou laser, que possibilita a realização de qualquer tipo de corte. Além disso, o equipamento que executa a ação térmica lê a imagem de forma prévia e segue todas as medidas recomendadas para cortar o material.
Como ocorre a dobra de chapa de aço?
Após os materiais serem cortados, são dobrados. Apesar de as atividades possuírem funcionamentos diferentes, acontecem em conjunto. Isso porque essa combinação garante um resultado eficaz sem riscos ou erros indesejados.
A dobra de chapa de aço é importante para dar forma ao produto. Ela proporciona a modificação da superfície metálica lisa em telhas, rufos, calhas, entre outros. O método funciona a partir de uma deformação ao longo de um eixo, o que muda a geometria da peça. Entretanto, essa alteração não afeta o volume do material. Apenas a espessura pode sofrer certa mudança, mas a dobra da chapa não transforma as propriedades iniciais do objeto. O procedimento em questão também propicia maior resistência e rigidez às peças, além de garantir uma estética diferenciada, sem a presença de arestas vivas.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra