
As telhas autoportantes são produzidas em aço e apresentam alta capacidade de vencer grandes vãos. Assim, esse sistema não exige a estrutura de apoio das telhas. Isso é possível, pois elas são leves e resistentes à tração. Para se ter uma ideia, podem atender vãos de até 40 metros dispensando vigas intermediárias, quando calculadas de maneira correta.
Essas telhas possuem revestimento em zinco (galvanizada) ou em alumínio e zinco (galvalume) e a espessura das peças pode variar entre 0,65 mm e 1,55 mm. As telhas são fixadas em suportes de apoios, os chamados cavaletes, por meio de parafusos galvanizados. Os cavaletes têm o formato ideal com a geometria da telha. Para formar um conjunto único, cada uma delas é unida a telha ao lado em um processo de costura com arruelas de vedação e parafusos. Em locais onde a maresia é próxima ou em áreas industriais, em que a condição é mais agressiva, os materiais recebem um tratamento especial.
Uma das vantagens desse tipo de telha é que ela é fabricada sob medida no local da obra, otimizando o trabalho e economizando tempo. Além disso, por ser simples e inovador, esse sistema construtivo oferece estrutura e cobertura com um único produto. Pelas suas propriedades e características, a telha autoportante pode servir para telhados planos ou com curvaturas.
A telha autoportante é indicada para obras em que é necessário o melhor aproveitamento interno, já que o modelo possibilita mais altura livre no projeto. É recomendada também para casos que exijam velocidade na construção. O processo de instalação dessas telhas pode chegar a 700 metros quadrados por dia de área coberta. Nos projetos em que o telhado vai ficar aparente, as telhas autoportantes também são uma ótima opção, pois proporcionam um aspecto visual limpo com excelente acabamento.
Por possuir uma estanqueidade eficiente, não requer manutenção de infiltrações e goteiras. A telha autoportante ainda apresenta alta durabilidade, pois a espessura da chapa de aço assegura maior resistência. O deslocamento é prático e seguro, pois dificilmente sofre amassados ou rompimentos. É importante ter atenção aos detalhes de fixação, ao final da obra, e remover resíduos e elementos deixados no momento da instalação.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra