Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Saiba mais sobre o sistema Steel Deck

18/10/2019



O sistema Steel Deck foi desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 50. Entretanto, chegou ao Brasil apenas nos anos 70. O método de construção americano veio com o intuito de tornar a execução de obras muito mais rápida e limpa. Por ser uma solução que envolve economia de dinheiro, material e tempo, a laje Steel Deck acaba sendo a opção de diversos projetos nacionais.

Mas afinal, o que é o sistema Steel Deck? É uma sustentação composta por: uma telha de aço galvanizada e uma camada de concreto. Assim, a telha atua como forma para a estrutura de concreto, além de funcionar como armadura de flexão positiva. Confira algumas dicas essenciais para a criação das lajes Steel Deck.

Para realizar esse sistema, é necessário que a obra tenha sido projetada para isso. Isso garante que os benefícios da laje Steel Deck sejam aproveitados da melhor maneira. Em algumas situações, esse modelo é utilizado como substituto de outro, o que não é recomendado, já que isso pode resultar no desperdício das vantagens que o método Steel Deck oferece.

Por serem leves, o transporte das telhas é muito prático. Além disso, podem ser colocadas no local da montagem com o uso de equipamentos que já estão na obra, como guinchos e gruas, o que facilita o deslocamento do material. Antes da instalação das telhas, lembre-se de manter o ambiente limpo, retirando umidade, manchas e arestas da estrutura.

É importante estar atento à nivelação de toda a estrutura de apoio, para que se obtenha um resultado perfeito. Os painéis devem estar bem alinhados e posicionados sobre as vigas. Isso assegura que a instalação dessas peças seja realizada com a largura útil correta. Após o alinhamento, pode-se efetuar recortes necessários, como por exemplo, aqueles próximos a pilares e nas aberturas. Caso o projeto careça de reforço em alguma parte, esse é o momento para a aplicação.

Em seguida, são colocadas as armaduras, que servem de suporte, e os pinos de cisalhamento, os quais têm como objetivo realizar a interação das estruturas. Para finalizar a construção, ocorre a concretagem.

A manutenção do sistema Steel Deck deve ser periódica em locais expostos a condições agressivas. A adversidade mais comum é a oxidação. Nesse caso, o espaço prejudicado deve ser limpo e passar por uma zincagem a frio. Em ambientes convencionais, a preocupação é reduzida, pois dificilmente acontecem problemas.

Essas são algumas orientações que devem ser seguidas para a construção do sistema Steel Deck. Mas caso você tenha interesse em fazer esse método em seu projeto, certifique-se de analisar todos os detalhes com um profissional.