
O aço inox, apesar de sua resistência, pode sofrer corrosão, devido a uma série de fatores. Quando o material é exposto a ambientes com cloreto, há a possibilidade de ocorrer a corrosão por pite. Mas afinal, você sabe o que é esse tipo de desgaste?
A corrosão por pite, ou também conhecida por pitting (em inglês), é uma forma de oxidação localizada que cria ínfimos furos no metal, os quais formam orifícios um pouco maiores, e por consequência, adentram no objeto e geram um pequeno poço. Na maioria dos casos, o atrito é superficial. Entretanto, é suficiente para provocar manchas nas peças e desvalorizar o aspecto visual. Além disso, esse tipo de corrosão pode acelerar fraturas de um material metálico pela perfuração ou iniciar fissuras.
A causa da corrosão por pite acontece somente com a presença de íons agressivos, que quebram a camada passivadora do metal. Geralmente, o íon cloreto é o vilão da história. Isso porque ele se origina de um ácido forte e, assim, é capaz de formar soluções com cátions metálicos de maneira fácil.
O ambiente também pode ser um dos motivos causadores da corrosão por pite, já que possui a capacidade de criar uma célula de aeração diferencial e assim, consequentemente, dar início ao desgaste no local anódico. Ela pode ser iniciada, ainda, por um dano na superfície do material, como um arranhão, por exemplo. Alterações na composição química da peça são outros fatores determinantes para esse desgaste.
Quando detectada a corrosão, é fundamental determinar a extensão do processo corrosivo, para mensurar o tamanho do problema. Nesse tipo de oxidação, deve-se considerar o número de pites por unidade de metro quadrado, o diâmetro e a profundidade, a qual é bem difícil de medir.
Para identificar, é necessário analisar se o metal apresenta bolhas de ferrugem ou tubérculos no ferro fundido. Fique atento, pois esse tipo de corrosão engana facilmente. Apesar de o material sofrer efeitos pequenos sobre a superfície, as estruturas profundas do metal podem estar extremamente danificadas.
A prevenção precisa ser realizada com algumas medidas. Selecione materiais de qualidade, principalmente aqueles com maior resistência. Além disso, você deve escolher o tipo de metal de acordo com o ambiente ao qual for exposto. O pH, a concentração de íon cloreto e a temperatura carecem de um controle. Uma alternativa para auxiliar é realizar a proteção catódica ou a proteção anódica. Outra dica é utilizar ligas superiores, que são mais resistentes contra a corrosão por pite
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra