Quando se fala em construção sempre se procura oferecer o máximo de qualidade e conforto pelo melhor custo-benefício. As telhas acústicas oferecem conforto através da redução de calor e som, confira todas suas vantagens. Compostas por materiais isolantes, as telhas acústicas são ideais para as condições climáticas brasileiras, que registra altas temperaturas. Da mesma forma, é muito bem utilizada em ambientes urbanos diante seu isolamento acústico. Confira nossas dicas para escolher o tipo de corte de chapa certo. Conheça todas as vantagens da telha acústica.
O que é a telha acústica
Também conhecida como telha termoacústica de formato sanduíche com núcleo em poliestireno expandido (EPS), é fabricada com duas chapas metálicas recobrindo o recheio composto de material isolante. Trata-se de um material versátil e maleável, podendo ser usada em diversos formatos, como ondulado, autoportante e trapezoidal. É a solução ideal para a construção civil, tanto para obras novas e reformas, podendo ser usada para residências e empresas. Desta forma é possível sua utilização até mesmo em grandes galpões industrial. Com ótimo custo-benefício traz diversas vantagens na sua aplicação, confira.
Vantagens da telha acústica
Isolamento acústico e térmico
Por ser composta de material isolante contribui para o equilíbrio térmico e para o conforto acústico no espaço interno da obra. Seu material interno feito de poliestireno expandido impede boa parte da passagem de calor e ruídos para o interior do prédio ou residência. Seu desempenho está relacionado à espessura da camada interna.
Economia de energia elétrica
Como resultado do seu isolamento térmico a telha apresenta verdadeira economia de energia elétrica, pois melhora a eficácia, ou até mesmo dispensa em algumas épocas do ano, de ar-condicionado e aquecimento. Importante destacar que a telha acústica não só evita o calor, mas também mantém o ambiente aquecido no outono e inverno.
Sustentabilidade e qualidade
Como consequência direta da redução de gastos com eletricidade está a contribuição para um meio ambiente mais sustentável. Além, a presença de EPS, ou no popular “isopor”, atende às exigências da norma ABNT NBR 15575, que regulamenta o desempenho de edificações habitacionais, bem como a ABNT NBR 16373, que regula painéis e telhas termoacústicos, entre outras regras. Ainda, as telhas acústicas contribuem para a obtenção do Selo Casa Azul, programa mantido pela Caixa Econômica Federal que premia boas práticas de construções com materiais sustentáveis.
Resistência
Composto de materiais de qualidade, como o aço galvalume. As lâminas que recobrem o EPS possuem alumínio e zinco em suas composições, o que retorna em maior qualidade e resistência. Desta forma, comparada com outros produtos tem maior resistência às adversidades climáticas e ao desgaste natural por estar em uma área externa. Assim, apresenta uma vida útil quadro vezes superior a outros materiais. Sua composição metálica garante ótima resistência contra oxidação, de forma que não é necessário aplicar proteções externas acima das telhas. Já sua composição interna não sofre com infiltração de água, evitando o surgimento de fungos. O EPS também é livre de bactérias, vírus, micro-organismos e insetos. Entre em contato para falar com um especialista.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra