
As telhas termoacústicas, também chamadas de sanduíches, são indicadas para projetos que necessitam de excelente acabamento térmico e acústico. Esse modelo de telha minimiza o calor e, portanto, reduz custos com refrigeração, além de controlar o excesso de barulhos causados por certos processos produtivos. Assim, as empresas proporcionam ambientes com melhores condições aos seus colaboradores, o que promove resultados positivos.
Mas afinal, do que são feitas as telhas termoacústicas? Elas são compostas por duas telhas de aço e material isolante, formando assim um sanduíche, razão pelo qual é assim chamado. Geralmente, essa telha é trapezoidal. É possível encontrá-la em diferentes cores e acabamentos, o que possibilita maior versatilidade para a obra.
O interior das telhas sanduíches, ou seja, o recheio, pode ser produzido com diferentes materiais. São eles:
- EPS – Poliestireno Expansível (isopor);
- PU – Poliuretano;
- PIR – Poliisocianurato.
Se compararmos os três itens, o PU (poliuretano) e o PIR (poliisocianurato) são melhores quando o assunto é reduzir as trocas térmicas entre os ambientes, já que conduzem menos calor. Isso é medido a partir do coeficiente de condutividade térmica de cada matéria-prima. Entretanto, os três tipos (EPS, PU e PIR) são mais eficientes como isolantes térmicos em comparação ao isolamento com lã rocha, por exemplo.
O trio de revestimentos citado também é utilizado para o isolamento de câmaras frias em frigoríficos. Ou seja, são materiais essencialmente térmicos e com extrema eficácia. Sendo assim, pode-se garantir que nos casos em que se queira diminuir o calor transmitido para dentro de um ambiente ou ainda para impedir grandes alterações de temperaturas, as telhas termoacústicas são totalmente adequadas.
Já o EPS (poliestireno expansível) é o revestimento com melhor desempenho acústico, se comparado aos outros dois (PU e PIR), porque a densidade do primeiro é inferior.
As telhas sanduíches ainda apresentam outras inúmeras vantagens. Portanto, analise as especificações do projeto e as necessidades do ambiente e escolha, com o auxílio de profissionais, a melhor opção para a sua obra.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra