Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Telhas termoacústicas: uma opção sustentável

12/09/2019



Muito se fala em sustentabilidade e no setor de construções o assunto também não fica de fora. A realização de projetos sustentáveis está cada vez mais presente e se faz cada vez mais necessária. No momento de definir todos os materiais para fazer a obra, a escolha da cobertura e do telhado da edificação é fundamental. Isso porque esses itens podem resolver problemas de temperatura, sonoros e ambientais.

Nesse contexto, a telha termoacústica tem sido bastante procurada para projetos arquitetônicos sustentáveis ou os green buildings, que estão em constante crescimento. Esse tipo de telha apresenta uma estrutura composta por duas chapas (que podem ser de aço galvanizado, aço inox, galvalume ou alumínio) preenchidas por um material isolante (que pode ser produzido de diversos materiais). Devido a esse aspecto, ela recebe também o nome de telha sanduíche.

Os materiais isolantes utilizados no meio dessa telha, ou seja, em meio ao “sanduíche”, geralmente, são o poliestireno (EPS ou isopor), poliuretano (PU) e a lã de rocha, vidro ou PET. Os três conseguem formar uma barreira, sendo a solução para quem deseja conforto térmico e acústico. Mas afinal, por que a telha termoacústica pode ser considerada sustentável?

Veja algumas vantagens das telhas termoacústicas, que contribuem com o meio ambiente:


  •       Economia de até 40% de energia elétrica em locais quentes, que necessitam de ar-condicionado;

  •       Alta durabilidade, o que gera menos resíduos;

  •       Redução de CO², já que se economiza em cargas de refrigeração.


Além, é claro, da diminuição de ruídos externos, pois a barreira acústica da telha sanduíche é capaz de chegar a 40dB. Ao adquirir telhas termoacústicas, você garante espaços mais cômodos e ainda auxilia o meio ambiente, participando de uma aposta consciente: uma arquitetura mais verde.