A pandemia de COVID-19 em 2020 prejudicou diversos setores da economia. A construção civil não ficou de fora, mas a tendência para 2021 é que o setor volte a crescer como parte da retomada da economia. Por esse motivo, é importante que empresas de construção civil fiquem atentas às maiores tendências para se destacarem no mercado neste período delicado.
Segundo um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), o setor da construção civil na América Latina vai sofrer uma queda de 5,2% em 2020. No entanto, em 2021 a expectativa é que o setor lidere a retomada pós-crise, com um crescimento de 3,4%, aquecendo a economia.
Assim, saber no que investir nas construções para 2021 é um passo importante para se manter na frente e poder aproveitar esse crescimento. Confira as 3 maiores tendências para o ano que vem.
Obras mais sustentáveis
O tema da sustentabilidade ganhou os holofotes nos últimos anos. A construção civil é um dos setores que mais impacta o meio ambiente, tanto no consumo de recursos, quanto na produção de resíduos. Por isso, a tendência é que cada vez sejam adotados mais métodos e materiais alternativos para reduzir esse impacto.
Tijolos ecológicos, por exemplo, usam dejetos de várias indústrias e fontes como matéria-prima e são boas alternativas às versões tradicionais. Além disso, existem materiais ecológicos que trazem até mais benefícios que a sua contraparte original. É o caso do bioconcreto, que usa bactérias para criar um composto “inteligente” capaz de fechar as próprias rachaduras.
A sustentabilidade ainda está presente nos projetos. Construções de edifícios residenciais, por exemplo, precisam considerar a preocupação em cuidar do ambiente dos novos moradores. Criar espaços integrados com a natureza, disponibilizar espaços amplos para bicicletários e usar painéis solares para economizar energia são bons exemplos.
Uso de tecnologia no planejamento
A tecnologia está cada vez mais presente na construção civil, principalmente a partir da Indústria 4.0. O uso de recursos e ferramentas modernas aumenta a eficiência das construções e reduz gastos com logística e com desperdícios.
O Building Information Modeling (BIM) é um segmento que deve crescer ainda mais em 2021. O BIM é composto por processos que visam otimizar um projeto de construção civil com base em informação e organização. A modelagem do BIM permite unir todos os aspectos de uma obra em um lugar, auxiliando nas análises e correções, úteis desde o planejamento, até a execução em si.
Além do mais, outras tecnologias já conhecidas que devem aparecer ainda mais na construção civil em 2021 incluem: realidade aumentada, realidade virtual, impressão 3D, drones, internet das coisas e inteligência artificial.
Construções modulares
As construções modulares se mostraram um recurso muito benéfico para agilizar o processo de edificação. Os módulos são pré-fabricados fora do local de construção com materiais básicos e resistentes, como aço, concreto e madeira, e depois levados para seu destino final.
Com isso é possível poupar tempo de obra, sempre muito importante no ramo da construção civil, além de reduzir o desperdício de material e economizar dinheiro. Por causa de tamanha eficiência, as construções modulares terão um papel importante no setor em 2021.
A construção civil vive de inovação e transformações. Por isso, se manter informado é fundamental para profissionais da área. Para ler mais conteúdo relevante sobre essa indústria, acesse o nosso blog.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra