 
                            A construção civil possui um enorme destaque no crescimento de uma nação, sendo responsável pela criação de inúmeros empregos. Neste texto, traremos algumas das estruturas que são utilizadas na construção civil. Boa leitura! 
Tipos de estruturas na construção civil
Como o desenvolvimento tecnológico concerne em engenharias estruturais, a construção civil vem criando diversos tipos de estruturas para trazer uma melhor comodidade aos usuários de tais locais, podendo ser eles habitações, edifícios comerciais etc. A busca por espaços com vãos maiores, o menor consumo do concreto para gerar economia e valores mais acessíveis de aquisição e uma maior velocidade na conclusão de obras vem se tornando desafios cada vez mais comuns na área da construção civil. Mas como esses tipos de estruturas são utilizados? É disso que trataremos daqui em diante.
Estrutura de Concreto Armado
Talvez a estrutura mais conhecida no momento é esta, que é uma evolução do concreto simples, pois o concreto armado recebe barras de aço para o fortalecimento da estrutura de modo geral. Para entendermos essa estrutura, é necessário que saibamos que a composição original do concreto é areia, também conhecido como agregador miúdo, brita ou pedra, também chamado de agregador graúdo e por fim o cimento Portland, que por sua vez é um elemento aglomerador. Um elemento aglomerante tem como característica a finalidade de unir os materiais, trazendo assim mais resistência podendo até influenciar a forma final dos elementos reunidos.
Pode haver rachaduras no concreto armado?
Sim, essa possibilidade existe, mas seria muito maior sem a utilização do aço, que serve como uma tela, criando assim uma maior resistência e com isso uma maior segurança aos utilizadores do local.
Inovação no Concreto Armado
Mesmo com uma resistência bem maior do concreto armado em comparação ao concreto comum, sua resistência ainda não é alta, com isso engenheiros pensaram em uma forma de aumentar a resistência desta estrutura. Surgindo assim a técnica de protensão, que basicamente consiste em adicionar ao concreto armado cabos que são tensionados antes que a estrutura se torne rígida. Esses cabos tensionados dividem de maneira igual a força sobre o concreto, trazendo ainda mais resistência à estrutura, se tornando dezenas de vezes mais resistente do que uma estrutura de concreto comum. Usando o sistema de protensão, é possível conseguir vãos entre as pilastras de 10 a 12 metros, o que é algo muito necessário nas edificações atuais. Assim é feito em estacionamentos, centros de convenções ou qualquer outro local que exija um grande fluxo de pessoas, sem que haja o inconveniente de colunas e paredes para separar fluxo constante de pessoas. Outra vantagem desse sistema é que ele consome menos barras de vergalhões. Os problemas dos de pretensão são a necessidade de uma mão de obra especializada e a necessidade de um concreto de altíssima qualidade.
Steel Frame
O Steel Frame ou estrutura de aço, em português, é formado por aço galvanizado e pode trazer estruturas de madeira, cimento, alumínio composto ou até drywall para formar suas paredes ou divisórias. Por não utilizar água em nenhuma de suas fases, é comumente conhecida como construção seca. Ela vem com uma união da evolução do setor metalúrgico com o sistema de construção civil pós Segunda Guerra Mundial. É um sistema teoricamente simples e rápido, com a estrutura montada, os painéis são alocados da maneira que desejar, criando assim o ambiente. O fechamento superior pode ser feito por telhas de cerâmica, lajes de aço galvanizado ou lajes pré-moldadas de concreto, variando de acordo com o desejo do cliente. A estrutura de Steel Frame tem como vantagem uma durabilidade média de 300 anos, além de ser uma estrutura leve, podendo suportar facilmente 4 andares. Outra vantagem é a redução do custo e a rapidez com que pode ser feito. Ela também é conhecida por ser sustentável, pois a maior parte de sua matéria-prima é feita de materiais recicláveis, deixando poucos resíduos pós-obra. Por se tratar de uma estrutura armada, é muito fácil a manutenção do sistema de Steel Frame, pois suas divisórias podem ser alteradas ou até retiradas para a manutenção do sistema elétrico, colocar ou retirar ar-condicionado e fazer a manutenção do sistema hidráulico. Em contrapartida, esse sistema tem algumas desvantagens, por precisar de uma mão de obra especializada. A construção civil nacional não tem a demanda necessária para tal sistema, o que pode causar um aumento no custo em caso de erro ou manipulação errada dos itens que compõem a estrutura de Steel Frame. Como dito anteriormente, trata-se de uma estrutura leve e sendo assim não suporta construções com muitos andares. O indicado são cinco andares, acima disso a estrutura pode ficar fragilizada. A cultura nacional tende a investir nesses avanços tecnológicos focando na tradicional estrutura de concreto armado, o que faz com que o Steel Frame não seja muito utilizado no território nacional.
Wood Frame
Wood Frame ou Estrutura de Madeira, é uma estrutura que utiliza placas e perfis de madeira em construções de casas ou pequenos edifícios. Foi criado nos Estados Unidos no século XIX e continua popular em território americano. É uma estrutura que precisa que todos os participantes sejam engenheiros, arquitetos ou a mão de obra, propriamente dita, esteja em sincronia com o projeto e saiba como deve tocar a obra. Para isso, é necessário um planejamento que explique detalhadamente cada etapa das equipes que farão parte deste projeto. Se o planejamento for feito de forma adequada, a velocidade da obra será reduzida e a produtividade e a segurança aumentarão. Por essa estrutura ser composta por materiais pré-fabricados, torna o sistema muito mais simples em sua montagem, além é claro, que por se tratar de madeira, haverá um menor consumo de energia elétrica para climatizar os ambientes. Em contraponto às vantagens citadas acima, devemos trazer as desvantagens deste sistema. Por se tratar de superfícies de madeira, toda a estrutura necessita de uma maior correção através de lixas e outros materiais. Ainda se fará necessária a estrutura de concreto armado para contrapisos e alicerces, além de não poder ser uma estrutura muito alta, e novamente esbarramos com a falta de mão de obra técnica devido ao preconceito contra esse sistema.
Estrutura de Alvenaria
Nesse sistema estrutural, alvenaria é feita com a função de sustentar a obra, o que difere da alvenaria convencional que tem o papel apenas de separação de ambiente. Esse sistema faz com que não haja vigas ou pilares na estrutura, fazendo com que as paredes não possam ser removidas, pois elas servem de sustentação para o teto. Esse tipo de sistema deve ser acompanhado por um especialista. Hoje um serviço malfeito pode acabar provocando acidentes gravíssimos. As vantagens desse sistema é a rapidez e o pouco material desperdiçado, pois por não possuir pilares, usa-se madeira para dar forma à estrutura, também tem uma mão de obra grande, com isso aumentando a produtividade e reduzindo os custos. Como estamos lidando com uma estrutura sem pilares ou vigas, utilizando blocos de grande resistência, não há chance para o improviso e qualquer mudança deve ser analisada no contexto geral da integridade da estrutura. Agora que você dispõe do conhecimento das estruturas que podem ser utilizadas em sua construção, conte com a Açoplano Soluções sob medida em Aço para dar todo o suporte em sua obra. Com uma história de quase 20 anos auxiliando grandes empresas em grandes projetos, mas sem esquecer dos pequenos projetos que necessitam da mesma atenção.
 
                            Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra
 
                 
                     
                    