
Já falamos aqui sobre as telhas trapezoidais, onduladas e zipadas. Existem ainda outros dois tipos de telhas que podem ser usadas para a construção de coberturas metálicas. São as telhas autoportantes e as telhas curvadas.
As telhas autoportantes são conhecidas por terem perfis de grande altura, algo entre 100mm e 400mm. Isso permite o aumento do espaçamento entre um apoio e outro, as chamadas terças. Com esse sistema de telhas pode-se construir estruturas com até 25m de vão livres entre as terças. Mesmo que esse tipo de telha possa ter um custo um pouco elevado, a economia com a estrutura compensa e garante um ótimo custo benefício ao final da obra.
As telhas curvas são telhas personalizadas conforme o padrão solicitado pelo cliente para servir às necessidades específicas de um projeto. O formato da curvatura pode ser usado para fazer um canto curvo em um fechamento lateral, um encontro arredondado entre uma cobertura e uma fachada, cobrir um telhado em arco onde o raio é menor do que o suportado por uma telha plana e até para obter um efeito especial em um projeto arquitetônico.
As telhas curvas são subdivididas em outros dois tipos, definidos de acordo com o processo pelo o qual passam para atingirem a curvatura.
Telhas calandradas
A curvatura das telhas calandradas é conseguida ao passá-las diversas vezes por uma calandra. A cada passagem pelo equipamento a peça vai sendo arqueada gradativamente. Geralmente o raio mínimo da curvatura fabricado é de 0,65mm ou 0,80mm, e quanto menor o raio mais vezes a telha pode ter que passar pela calandra. A superfície das telhas calandradas é lisa e uniforme, com espessura de 18mm ou 25mm de altura. Pela dificuldade em manusear grandes peças curvadas no canteiro de obra é recomendável que as telhas não ultrapassem os 8m de comprimento.
Telhas multidobra
Por sua vez, a curvatura das telhas multidobras é obtida ao se fazerem dobras transversais na chapa de aço do perfil. A telha é levemente arqueada a cada nervura feita. Os intervalos entre as repetições desse processo, que podem ser regulares ou irregulares, definem se o raio será variável e os trechos retos. Essa versatilidade permite que os projetistas tenham um produto flexível do ponto de vista da arquitetura e da engenharia. A multidobragem é aplicada nas telhas mais altas, entre 30mm e 40mm de altura e, ao contrário das telhas calandradas, sua superfície não é lisa, apresentando nervuras transversais nas áreas em que foram curvadas. Da mesma forma, recomenda-se que o comprimento máximo não ultrapasse os 6m.
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra