
O tubo de aço é um componente indispensável em uma construção civil.
Esse material é muito versátil e pode ser utilizado de muitas maneiras. Entretanto, por mais que ele pareça ser um produto simples, pode oferecer bastante confusão na hora da compra.
Isso acontece porque existem vários modelos e tipos diferentes. Uma dúvida bastante comum é acerca da distinção entre o tubo de aço com costura e o sem costura, e é essa diferença que iremos abordar neste texto.
O que é tubo de aço com costura?
Como o nome já sugere, é um tubo de aço que não é confeccionado de maneira maciça. Ou seja, para modelar a peça, efetua-se certo “remendo”.
Especificamente, o tubo de aço com costura é feito a partir de uma chapa de aço que é dobrada em formato cilíndrico e possui o contato entre as duas extremidades soldado em alta temperatura, realizando-se a “costura”.
Como esse processo produtivo é simples, eles são mais baratos e mais fáceis de encontrar do que o tubo de aço sem costura.
O fato de a base desse produto ser uma chapa possibilita maior flexibilidade quanto ao diâmetro do tubo, o que não acontece quando ele é feito sem costura, possuindo o tamanho do diâmetro bem limitado.
O que é tubo de aço sem costura
O processo produtivo do tubo de aço sem costura é bem diferente, pois, como o nome diz, não possuem nenhum tipo de remendo, junção ou soldagem.
Para chegar no produto desejado, utiliza-se um cilindro de aço maciço que é perfurado, tirando seu miolo e deixando apenas um tubo oco.
O fato de não haver nenhuma costura faz com que ele seja mais resistente e possa ser receber mais pressão interna.
Devido ao processo ser mais complexo e sofisticado ele, logicamente, é mais caro que o tipo citado anteriormente.
Tubo de aço com ou sem costura: qual devo usar?
Para escolher qual tipo de tubo de aço usar, você deve levar em consideração em qual estrutura você irá o colocar, pois, eles são indicados para finalidades distintas.
O tubo de aço sem costura ele é mais resistente que o que possui soldagem, isso, de certa forma, significa que ele é melhor.
Entretanto, muitas estruturas não pedem um tubo de aço extremamente resistente, portanto, não há perda de qualidade e segurança ao se utilizar o com costura. As indústrias automobilísticas, por exemplo, utilizam majoritariamente tubos de aço com costura.
Já em caldeiras e pistões, o mais adequado seria o sem costura, pois, a grande pressão dos fluidos e vapor podem danificar a costura ao ponto de desfazê-la.
Portanto, se o seu objetivo não é obter uma grande resistência ao canalizar fluidos com alta pressão, vale a pena economizar e obter o tubo de aço sem costura. No entanto, se o tubo com costura for necessário ou caso você tenha recurso financeiro disponível para adquiri-lo, saiba que é um produto muito confiável.
Para mais informações sobre o mundo do aço, construções civis e do mundo empresarial em geral, entre no blog da Açoplano e conheça nosso conteúdo exclusivo!
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra