Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Tubos de aço quadrados: vantagens e modelos

14/01/2020



Assim como o tubo de aço retangular, o quadrado também é formado a partir dos tubos redondos. A utilização dessa peça é bastante versátil, podendo ser usada em diferentes segmentos. A busca por tubos de aço quadrados vem crescendo. Isso porque o material apresenta diversos benefícios. Vamos ver agora algumas dessas vantagens. 

Resistência

Esse tipo de tubo oferece alta durabilidade, já que é fabricado em aço. Por ser feito com esse material, apresenta uma liga mais resistente (comparado a outros modelos), suportando esforços de tração, compressão e a combinação de ambos os fatores.

O tubo de aço quadrado resiste ainda a variações de temperatura, tanto baixas quanto mais altas. Outro ponto a ser destacado é que a composição de peças produzidas em aço não se deteriora com facilidade. Assim, corrosões não serão um problema. Portanto, é ideal para projetos que exijam resistência e eficiência.

Versatilidade

Como já citado, o tubo de aço quadrado é muito versátil, fazendo com que sua utilização seja ampla. A peça pode ser usada na construção civil, seja para a estruturação ou fundação da obra. Além disso, o uso se estende na fabricação de móveis e outras finalidades. Os tubos de aço quadrados também são leves, o que proporciona maior facilidade na hora do transporte. 

Além dos benefícios apresentados, vamos conhecer agora os modelos de tubos quadrados existentes. No mercado, é possível encontrar os tipos galvanizados, com ou sem costura.

Os tubos quadrados sem costura são, geralmente, usados em projetos da construção civil, o que inclui, por exemplo: viadutos e estruturas metálicas, como prédios, torres de transmissão, etc. São leves e resistentes, além de serem mais econômicos do que os tubos com costura.

Os tubos quadrados com costura passam por um processo de soldagem, chamado ERW, que está relacionado a resistência elétrica. Devido às suas características, são mais indicados para o segmento industrial, como usinas de cana-de-açúcar, agroindústrias e fábricas de automóveis.

Independente do modelo, a recomendação é utilizar aquele mais adequado ao projeto e às necessidades que são exigidas. Fique atento também às normas e certificações do produto, para garantir a qualidade e eficácia ideais.