Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, 889 - B. São Giácomo - Caxias do Sul/RS

acoplano@acoplano.com.br

Blog Açoplano

Aço com revestimento de areia resgata danos da pesca explosiva em recifes de coral

03/04/2024

aco-com-revestimento-de-areia-resgata-danos-da-pesca-explosiva-em-recifes-de-coral

A devastação causada pela pesca explosiva é uma realidade preocupante para os recifes de coral em todo o mundo. Locais como Sulawesi, na Indonésia, testemunharam a destruição de três quartos de seus recifes devido a essa prática danosa. No entanto, uma nova esperança surge com uma técnica revolucionária desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, em colaboração com comunidades locais.

O estudo, parte do Programa de Restauração de Recifes de Coral de Marte, introduziu uma abordagem pioneira para revitalizar recifes danificados. Utilizando estruturas de aço revestidas de areia, pesquisadores implantaram fragmentos de corais saudáveis em áreas previamente afetadas pela pesca explosiva.

A Dra. Ines Lange, líder do estudo, explicou: "Nós buscamos estabilizar os recifes degradados implantando fragmentos de corais saudáveis em estruturas de aço revestidas de areia". A inovação não para por aí. Os pesquisadores monitoraram de perto o crescimento dos corais, comparando-os com recifes saudáveis em áreas de controle.

Após quatro anos, os recifes recuperaram-se em um ritmo impressionante, quase indistinguível dos recifes saudáveis. Esta abordagem ativa de restauração oferece uma nova perspectiva na luta pela preservação dos recifes de coral. Em contraste com as estratégias passivas, a implantação de estruturas de aço revestidas de areia oferece um impulso vital para a recuperação dos recifes, promovendo o crescimento de corais saudáveis em áreas previamente degradadas.

O emprego do aço revestido de areia para restauração de recifes de coral, além de ser uma solução inovadora, demonstra o papel crucial que materiais sustentáveis podem desempenhar na preservação do meio ambiente. Este método não só oferece uma abordagem eficaz para recuperar ecossistemas marinhos danificados, mas também destaca o potencial do aço como uma ferramenta poderosa na promoção da sustentabilidade ambiental.



Texto editado e adaptado. Fonte: https://www.ecycle.com.br/aco-revestido-de-areia-recupera-totalmente-recifes-de-coral-destruidos-pela-pesca-explosiva/

 

aco-com-revestimento-de-areia-resgata-danos-da-pesca-explosiva-em-recifes-de-coral