Na hora de pensar no seu projeto, é fundamental considerar uma série de fatores primordiais para o empreendimento, e um deles, é claro, é a viga. Isso porque este detalhe é fundamental para a distribuição de todo o peso da laje, equilibrando a carga estrutural e garantindo que todos os elementos estejam em harmonia.
Mas, afinal, como escolher a viga ideal para a sua obra? Confira agora as principais dicas para acertar nesta empreitada e surpreenda-se em como este artigo pode ser elucidante.
1. Considere o quanto de peso precisará suportar
Com base nas condições de suporte, as vigas podem ser divididas em quatro modelos, sendo:
- Simples: Com um suporte fixado em uma extremidade e um suporte de rolete na outra ponta;
- Contínua: Possui mais de dois apoios distribuídos ao longo de todo o seu comprimento;
- Fixa: É apoiada em ambas as extremidades e fixa para resistir à rotação;
- Em consola: Fixada em uma extremidade e livre na outra ponta.
Por isso, é importante identificar o quanto de peso será suportado por esta estrutura, a fim de definir qual vertente será mais adequada para o seu empreendimento.
2. Escolha o material mais apropriado
Atualmente, o mercado conta com vigas de concreto armado, de aço, de madeira e também as compostas, que mesclam mais de um destes produtos. Em geral, o principal ponto de diferença entre elas é o material e, por isso, é preciso estar atento a qual atende à sua demanda.
As de concreto são extremamente comuns e utilizadas na maioria das construções brasileiras, as de aço são mais voltadas para empreendimentos populares, as de madeira são famosas em modelos wood frames e as compostas têm uma ampla variedade de utilização, graças à sua versatilidade e economia.
3. Pense a respeito da seção transversal
As vigas com seção transversal podem ser construídas em concreto armado, aço ou materiais compostos, que mesclem estes dois produtos. Quando se trata do primeiro caso, elas podem ser retangulares, de seção T ou de seção L.
Por sua vez, as de aço possuem uma maior amplitude de formas, como: quadrado, retangular, circular, em forma de I, em forma de T, em forma de H, em forma de C e tubular.
Desse modo, é importante considerar esta condição e reconhecer qual se adapta melhor ao seu projeto. A retangular de concreto, por exemplo, é amplamente utilizada na construção de edifícios e outras estruturas. Logo, é preciso fazer esta análise para não cometer erros.
4. Foque também no perfil geométrico
As vigas podem ter um perfil reto, que é o mais comum de ser encontrado. No entanto, não se limite apenas a este modelo. Elas também podem ser vistas em versões curvas, como no caso de edifícios circulares, e cônicas.
Dessa forma, se o seu projeto for muito inovador e demandar de algo que acompanhe este ar contemporâneo, é fundamental focar neste conceito e adquirir a viga adequada.
Encontre tudo o que você precisa!
Quer encontrar a viga que precisa para a sua construção e não sabe onde buscá-la? Você está no lugar certo. Confira os melhores modelos disponíveis no nosso site e, se preciso, entre em contato com a nossa equipe para receber mais informações acerca do que necessita.
Estamos esperando você com o melhor custo-benefício, além de condições de pagamento surpreendentes. Aproveite!
Leia também:
O Papel do Aço na Indústria Automobilística: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
20/02/2025
leia a matéria na íntegra
O Papel do Aço na Inovação Arquitetônica: Inspiração no Shizuoka Press
03/02/2025
leia a matéria na íntegra
Hidrogênio verde: uma alternativa sustentável na produção de aço
29/10/2024
leia a matéria na íntegra
A revolução da impressão 3D com aço
16/10/2024
leia a matéria na íntegra